Aula sobre Identificacao E Leitura Das Componentes De Um Grafico
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os gráficos são uma forma visual de representar dados e informações. Eles são amplamente utilizados em diferentes áreas, como jornalismo, ciência, economia, entre outras. É importante que os alunos aprendam a identificar os componentes dos gráficos para que possam interpretá-los corretamente e tirar conclusões a partir das informações apresentadas.
Exemplos práticos:
- Gráfico de barras: representação de dados em barras verticais ou horizontais, onde a altura ou comprimento da barra representa a quantidade, ou frequência de um determinado dado.
- Gráfico de pizza: representação de dados em um círculo dividido em fatias, onde cada fatia representa uma porcentagem ou quantidade de um determinado dado.
- Gráfico de linha: representação de dados em uma linha que conecta pontos, onde cada ponto representa um valor ou quantidade de um determinado dado.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e os objetivos a serem alcançados. Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe uma estação de trabalho.Etapa 2 - Estação 1: Identificação dos componentes do gráfico
Os alunos devem receber um gráfico e devem identificar os componentes (título, eixos, legendas, fontes e datas). Os alunos registram suas respostas no template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 3 - Estação 2: Criação de gráficos
Os alunos devem receber um conjunto de dados e devem criar um gráfico que represente esses dados. Os alunos registram suas respostas no template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 4 - Estação 3: Interpretação de gráficos
Os alunos devem receber um gráfico e devem interpretar as informações apresentadas. Os alunos registram suas respostas no template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 5 - Estação 4: Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em seus grupos e discutir as respostas registradas no template de Dinâmica dos 3 Qs. Circule pelos grupos para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar suas respostas e conclusões para a turma. Faça uma síntese das principais ideias apresentadas.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com suas avaliações sobre a atividade. Recolha os templates para avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar as variáveis e suas frequências em diferentes tipos de gráfico.
- Desenvolver a habilidade de identificar os elementos constitutivos dos gráficos (título, eixos, legendas, fontes e datas).
- Desenvolver a habilidade de interpretar informações apresentadas em gráficos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos componentes dos gráficos.
- Criação de gráficos que representem corretamente os dados apresentados.
- Interpretação correta das informações apresentadas nos gráficos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e os objetivos a serem alcançados.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas estações de trabalho.
- Circular pelos grupos para auxiliar e tirar dúvidas.
- Fazer uma síntese das principais ideias apresentadas pelos grupos.
- Avaliar os templates de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Identificar os componentes dos gráficos.
- Criar gráficos que representem corretamente os dados apresentados.
- Interpretar as informações apresentadas nos gráficos.
- Discutir as respostas registradas no template de Dinâmica dos 3 Qs em grupo.
- Avaliar a atividade no template de Dinâmica dos 3 Qs.