Aula sobre Identificacao E Leitura Das Componentes De Um Grafico

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os gráficos são uma forma visual de representar dados e informações. Eles são amplamente utilizados em diferentes áreas, como jornalismo, ciência, economia, entre outras. É importante que os alunos aprendam a identificar os componentes dos gráficos para que possam interpretá-los corretamente e tirar conclusões a partir das informações apresentadas.

Exemplos práticos:

- Gráfico de barras: representação de dados em barras verticais ou horizontais, onde a altura ou comprimento da barra representa a quantidade, ou frequência de um determinado dado.

- Gráfico de pizza: representação de dados em um círculo dividido em fatias, onde cada fatia representa uma porcentagem ou quantidade de um determinado dado.

- Gráfico de linha: representação de dados em uma linha que conecta pontos, onde cada ponto representa um valor ou quantidade de um determinado dado.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e os objetivos a serem alcançados. Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe uma estação de trabalho.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Identificação dos componentes do gráfico

    Os alunos devem receber um gráfico e devem identificar os componentes (título, eixos, legendas, fontes e datas). Os alunos registram suas respostas no template de Dinâmica dos 3 Qs.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Criação de gráficos

    Os alunos devem receber um conjunto de dados e devem criar um gráfico que represente esses dados. Os alunos registram suas respostas no template de Dinâmica dos 3 Qs.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Interpretação de gráficos

    Os alunos devem receber um gráfico e devem interpretar as informações apresentadas. Os alunos registram suas respostas no template de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Estação 4: Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em seus grupos e discutir as respostas registradas no template de Dinâmica dos 3 Qs. Circule pelos grupos para auxiliar e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas respostas e conclusões para a turma. Faça uma síntese das principais ideias apresentadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com suas avaliações sobre a atividade. Recolha os templates para avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as variáveis e suas frequências em diferentes tipos de gráfico.
  • Desenvolver a habilidade de identificar os elementos constitutivos dos gráficos (título, eixos, legendas, fontes e datas).
  • Desenvolver a habilidade de interpretar informações apresentadas em gráficos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos componentes dos gráficos.
  • Criação de gráficos que representem corretamente os dados apresentados.
  • Interpretação correta das informações apresentadas nos gráficos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e os objetivos a serem alcançados.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas estações de trabalho.
  • Circular pelos grupos para auxiliar e tirar dúvidas.
  • Fazer uma síntese das principais ideias apresentadas pelos grupos.
  • Avaliar os templates de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Identificar os componentes dos gráficos.
  • Criar gráficos que representem corretamente os dados apresentados.
  • Interpretar as informações apresentadas nos gráficos.
  • Discutir as respostas registradas no template de Dinâmica dos 3 Qs em grupo.
  • Avaliar a atividade no template de Dinâmica dos 3 Qs.