Aula sobre Identificacao E Leitura Das Componentes De Um Grafico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos trabalhar a identificação dos componentes do gráfico. Os gráficos são elementos muito presentes em nosso cotidiano, seja em notícias, relatórios ou até mesmo em redes sociais. Saber identificar os componentes de um gráfico é fundamental para compreender as informações que ele apresenta. Vamos trabalhar com diferentes tipos de gráficos, como barras, linhas e setores, e identificar suas variáveis e frequências. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução pré-aula sobre a importância dos gráficos e sua utilização no cotidiano. Serão apresentados exemplos de diferentes tipos de gráficos e suas aplicações, por meio de vídeos e textos enviados para entendimento em casa.

  2. Etapa 2 - Identificação dos componentes do gráfico

    Em sala de aula, os alunos receberão diferentes tipos de gráficos e deverão identificar suas variáveis e frequências, bem como os elementos constitutivos, como título, eixos, legendas, fontes e datas.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão diferentes exemplos práticos de gráficos para analisar e identificar seus componentes. Eles deverão discutir em grupo e apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do template dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que deverá ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação da intendificação dos componentes gráficos

    Cada grupo apresentará seu template para a turma e explicará como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade e desenvolver o tema.

  6. Etapa 6 - Avaliação da atividade

    Os grupos irão avaliar a apresentação de cada grupo que apresentou com o template dos 3Qs


  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância da identificação dos componentes do gráfico e como essa habilidade pode ser aplicada no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as variáveis e suas frequências em diferentes tipos de gráficos.
  • Identificar os elementos constitutivos de um gráfico, como título, eixos, legendas, fontes e datas.
  • Trabalhar em grupo para discutir e apresentar conclusões sobre exemplos práticos de gráficos.
  • Criar um template dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das variáveis e frequências em diferentes tipos de gráficos.
  • Identificação correta dos elementos constitutivos de um gráfico.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criação de um template dos 3 Qs que reflita o aprendizado da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de diferentes tipos de gráficos.
  • Dividir a turma em grupos para discutir e apresentar conclusões sobre os exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na criação do template dos 3 Qs.
  • Conduzir a apresentação dos trabalho criados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Identificar as variáveis e frequências em diferentes tipos de gráficos.
  • Identificar os elementos constitutivos de um gráfico.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template dos 3 Qs que reflita o aprendizado da atividade.
  • Apresentar o trcabalhoriado para a turma.