Aula sobre Identificando As Partes Do Corpo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula de inglês sobre “Identificando as partes do corpo” visa ampliar o repertório de vocabulário dos estudantes. A ideia central será o corpo humano e suas partes e será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma discussão sobre a importância de conhecer as partes do corpo em inglês. Em seguida, distribua um mapa conceitual com as partes do corpo em inglês para que os alunos possam discutir em grupos e identificar as partes do corpo mencionadas.

  2. Etapa 2 - Diário de Bordo

    Divida os alunos em grupos e oriente-os a criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles devem pensar em situações cotidianas em que precisam usar o vocabulário sobre as partes do corpo em inglês, como uma consulta médica ou um esporte.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e Planejamento

    Os grupos realizam pesquisas para encontrar informações relevantes sobre as partes do corpo em inglês e discutem as possibilidades de solução para os problemas identificados. Auxilie na orientação sobre fontes confiáveis e disponibilize materiais, como livros e revistas, para pesquisa.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo apresentará sua solução para o problema identificado, usando o vocabulário sobre as partes do corpo em inglês. Disponibilize materiais, como cartolina e canetas coloridas, para que os alunos possam ilustrar as situações propostas.

  5. Etapa 5 - Análise e Síntese

    Os grupos discutirão as apresentações dos colegas e compilarão as ideias-chave sobre as partes do corpo em inglês por meio de tomada de notas. O professor auxiliará na organização das informações e incentivará a participação ativa dos alunos na discussão.

  6. Etapa 6 - Revisão do Diário de Bordo

    Os grupos revisarão o diário de bordo com base nas informações compiladas na atividade anterior. Forneça feedback para orientar as correções necessárias.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos apresentarão o diário de bordo final, que deverá conter informações sobre as partes do corpo em inglês e exemplos práticos de aplicação do vocabulário em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas;
  • Aprender a identificar as partes do corpo em inglês;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e planejamento em grupo;
  • Ampliar o repertório de vocabulário em língua inglesa, aprendendo a nomear partes do corpo humano.

Critérios de avaliação

  • Conhecimento sobre as partes do corpo em inglês;
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos;
  • Coerência e clareza das informações contidas no diário de bordo.

Ações do professor

  • Orientar as atividades propostas em cada etapa;
  • Proporcionar feedback para os alunos;
  • Disponibilizar recursos analógicos para a pesquisa e apresentação dos conteúdos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar a pesquisa sobre as partes do corpo em inglês;
  • Elaborar soluções criativas para os problemas identificados;
  • Revisar o diário de bordo com base no feedback do professor.