Aula sobre Identificando As Partes Do Corpo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Esta aula, na metodologia de Gamificação, destaca a importância de conhecer as partes do corpo humano em inglês, principalmente para viagens ou situações onde haja necessidade de expressar o que está acontecendo com o corpo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize sobre o tema, destacando a importância de conhecer as partes do corpo humano em inglês, principalmente para viagens ou situações onde haja necessidade de expressar o que está acontecendo com o corpo.

  2. Etapa 2 - Apresentação do jogo

    Apresente o template do jogo de tabuleiro para os alunos e o template do mapa de registro, onde serão preenchidas as regras e os objetivos do jogo. Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para criar seus próprios jogos.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos, em grupo, começarão a criar seus jogos seguindo o tema "Identificando as partes do corpo". Eles devem criar um tabuleiro com 51 casas, um dado e pinos, cards de perguntas e ações relacionadas ao tema (por exemplo, "What’s the name os this body part?" ou "Stay a round without playing if you don't know the name of a body part").

  4. Etapa 4 - Teste dos jogos

    Cada grupo testará o jogo criado pelos outros grupos, usando as instruções dos cards criados pelos colegas. Esta é uma oportunidade para os alunos compararem a qualidade dos jogos criados pelos demais grupos, trocando sugestões e ideias.

  5. Etapa 5 - Jogar o jogo

    Cada grupo jogará o jogo que criaram, sendo o grupo que chegar ao fim primeiro o vencedor. Esta é uma oportunidade para os alunos usarem o inglês, na prática, e interagirem com os colegas em uma atividade divertida.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Os alunos farão uma discussão em grupo sobre as palavras e expressões aprendidas durante o jogo. Chame a atenção para palavras que foram mais difíceis ou que apareceram com maior frequência.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça um resumo das principais aprendizagens registradas no jogo e como elas podem ser aplicadas em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Adquirir vocabulário referente a corpo humano em língua inglesa.
  • Estimular a comunicação e a interação entre os alunos em inglês.
  • Desenvolver habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, criatividade e responsabilidade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação e execução do jogo.
  • Uso adequado do vocabulário em inglês.
  • Qualidade do jogo criado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma envolvente e contextualizada.
  • Orientar os alunos na criação do jogo e na compreensão das regras.
  • Estimular a comunicação em inglês e mediar a discussão após o jogo.

Ações do aluno

  • Criar e executar o jogo em grupo.
  • Usar o vocabulário em inglês de forma adequada durante a criação do jogo e ao jogar.
  • Discutir em grupo as palavras e expressões aprendidas durante o jogo.