Aula sobre Identificando As Partes Do Corpo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Identificar as partes do corpo é importante para que os alunos possam aprender as frases básicas do idioma, além de ser um conteúdo necessário para a comunicação do dia a dia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema "Identificando as partes do corpo" para os alunos, incentivando a participação e o engajamento dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e rotação por estações

    Divida a turma em grupos e apresente a metodologia de rotação por estações. Cada estação terá uma atividade específica, como desenhar o corpo humano, jogar jogos educativos e pintar formas geométricas para compreensão das proporções do corpo.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" para avaliar a atividade. Explique que eles poderão registrar suas opiniões sobre a atividade em cada campo do template.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento das atividades das estações

    Guie os alunos na realização das atividades das estações, e oriente-os a registrar suas opiniões no template da Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento das opiniões

    Os grupos irão compartilhar as opiniões registradas em seus templates na Dinâmica dos 3 Qs com a turma. Incentive a participação dos alunos e promova uma discussão saudável sobre as atividades realizadas.

  6. Etapa 6 - Identificação dos pontos positivos e negativos

    A turma irá identificar os pontos positivos e negativos da atividade, utilizando as opiniões registradas no template. Oriente e estimule a reflexão e o pensamento crítico dos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula destacando a importância do aprendizado sobre as partes do corpo humano e da elaboração de um feedback construtivo para orientar a melhoria das atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de tomada de notas e resumo de textos.
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos na aula.
  • Compreender e identificar as partes do corpo humano.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos na aula.
  • Compreensão e identificação das partes do corpo humano.
  • Qualidade do feedback construtivo no template da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a participação e o engajamento dos alunos.
  • Promover a discussão saudável e a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Registrar suas opiniões no template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Identificar os pontos positivos e negativos das atividades realizadas.