Aula sobre Identificando As Pessoas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, o tema abordado será "Identificando as pessoas". Esse tema é importante para que os alunos compreendam as diferentes formas de identificar pessoas em inglês, através do uso do verbo "to be". Essa habilidade é fundamental para que os estudantes possam descrever pessoas e rotinas diárias em inglês. Além disso, o tema é muito aplicável no cotidiano dos alunos, já que a língua inglesa é amplamente utilizada em jogos, músicas, filmes e séries. Nesta prática, os alunos irão criar um diário de bordo para desenvolver habilidades e conhecimentos em um projeto baseado em aprendizagem ativa, desenvolvendo habilidades de colaboração e pensamento criativo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Explique o tema "Identificando as pessoas" e as habilidades envolvidas. Em seguida, apresente um vídeo explicativo com exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro e receberão o projeto "Diário de bordo - Identificando as pessoas".

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo deverá criar um problema relacionado ao tema, como, por exemplo, "Um amigo novo na escola que precisa ser identificado em inglês".

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão gerar alternativas para resolver o problema criado na etapa anterior, como, por exemplo, "Pedir informações sobre a rotina da pessoa, perguntar sobre suas características físicas, etc."

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher uma das alternativas geradas e desenvolver uma solução, que pode ser um diálogo em inglês, um cartaz com as informações da pessoa, entre outras opções.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar sua solução aos demais alunos, em inglês.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade, a correta aplicação do verbo "to be" e o uso das habilidades de colaboração e pensamento criativo na solução do problema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de identificação de pessoas em inglês;
  • Desenvolver habilidades de colaboração em grupo;
  • Estimular o pensamento criativo e a resolução de problemas;
  • Promover a atividade baseada em Aprendizagem Baseada em Projetos;
  • Estimular a criatividade dos alunos na solução do problema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade;
  • Uso correto do verbo "to be";
  • Aplicação das habilidades de colaboração e pensamento criativo;
  • Clareza da solução apresentada;
  • Criatividade na solução do problema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Organizar os grupos de forma equilibrada;
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos;
  • Avaliar a correta aplicação do verbo "to be";
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo;
  • Desenvolver o problema e encontrar soluções criativas;
  • Usar o verbo "to be" corretamente ao criar soluções;
  • Apresentar as soluções de forma clara;
  • Demonstrar habilidades em colaboração e pensamento criativo.