Aula sobre Identificando As Pessoas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, os alunos vão trabalhar a habilidade de identificar pessoas e descrever rotinas diárias, utilizando o presente do indicativo com o verbo "to be". Este tema é essencial para a comunicação em inglês, tanto na escrita quanto na fala. Durante a prática, os alunos vão trabalhar em grupos e utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para criar um template de avaliação por pares. Isso significa que cada grupo vai avaliar o trabalho do outro grupo, utilizando critérios previamente definidos. Essa dinâmica permite que os alunos trabalhem em colaboração, desenvolvendo suas habilidades de comunicação, argumentação e organização.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie pedindo aos alunos que se lembrem de uma pessoa que eles conhecem e de como a descreveriam em inglês. Em seguida, liste as possíveis características que podem ser usadas para descrever uma pessoa, por exemplo, altura, cor do cabelo, profissão, hobbies etc. Reforce a importância de usar o presente do indicativo com o verbo "to be" para descrever uma pessoa.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema explicando que os alunos vão aprender a identificar pessoas e descrever rotinas diárias. Exemplifique com algumas frases curtas, como "I am a student" e "She is a doctor", e peça aos alunos que repitam.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas. Convide os grupos a criar um template de avaliação por pares, com critérios para avaliar o desempenho dos outros grupos. Os critérios devem incluir organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada critério deve ser preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Exercícios em grupo

    Cada grupo recebe uma lista de palavras que devem ser usadas para criar frases com o presente do indicativo com o verbo "to be". Determine um tempo para os grupos criarem suas frases e praticarem a pronúncia. Em seguida, os grupos se reúnem e cada um apresenta suas frases para os outros grupos.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Cada grupo avalia o trabalho dos outros grupos, utilizando o template criado na etapa 3. Supervisione e estimule a discussão entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Peça aos alunos que compartilhem suas impressões sobre a atividade e dê feedback sobre o desempenho dos grupos. Destaque os pontos positivos e sugira melhorias para a próxima vez.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo com o verbo "to be" para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.
  • Estimular a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Desenvolver habilidades de comunicação, argumentação e organização.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Estimular a participação de todos os alunos
  • Orientar os alunos durante o exercício em grupo
  • Estimular a discussão e o feedback entre os alunos

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo
  • Criar um template de avaliação por pares
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos
  • Apresentar suas frases para os outros grupos
  • Dar e receber feedback