Aula sobre Identificando As Pessoas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar pessoas e descrever rotinas diárias por meio do uso do presente do indicativo no verbo to be. Esse conhecimento é fundamental para que os alunos sejam capazes de se comunicar em situações diárias, como se apresentar, descrever suas atividades e interagir com outras pessoas em inglês. A metodologia ativa Cultura Maker será aplicada visando incentivar a criatividade e a colaboração dos estudantes na criação de uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Essa atividade permitirá que os alunos usem a imaginação e as habilidades artísticas para expressar suas ideias sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresentação dos objetivos da aula, da metodologia Cultura Maker e da fanzine para os alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão de Grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um tema relacionado a situações do cotidiano, como a descrição de uma rotina diária ou a apresentação de uma pessoa, e desenvolver uma história em quadrinhos para a fanzine, fazendo uso do verbo to be

  3. Etapa 3 - História em quadrinhos

    Cada grupo deve criar uma história em quadrinhos de 8 partes que ilustre o tema escolhido.

  4. Etapa 4 - Fanzine

    Os grupos devem juntar as partes das histórias em quadrinhos para formar a fanzine.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos deverão apresentar dos resultados para toda a turma. Determine um tempo para apresentar sua história em quadrinhos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre agradecendo aos alunos e incentivando que continuem aprendendo e praticando inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês;
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos;
  • Proporcionar uma aprendizagem lúdica e prática.

Critérios de avaliação

  • Uso correto do presente do indicativo no verbo to be;
  • Clareza e compreensão da história em quadrinhos;
  • Criatividade e originalidade na criação da fanzine.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara os objetivos e a metodologia da aula;
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação da história em quadrinhos;
  • Estimular a colaboração e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado ao uso do verbo to be;
  • Desenvolver uma história em quadrinhos para a fanzine;
  • Apresentar a história em quadrinhos para toda a turma.