Aula sobre Identificando As Pessoas
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar pessoas e descrever rotinas diárias por meio do uso do presente do indicativo no verbo to be. Esse conhecimento é fundamental para que os alunos sejam capazes de se comunicar em situações diárias, como se apresentar, descrever suas atividades e interagir com outras pessoas em inglês. A metodologia ativa Cultura Maker será aplicada visando incentivar a criatividade e a colaboração dos estudantes na criação de uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Essa atividade permitirá que os alunos usem a imaginação e as habilidades artísticas para expressar suas ideias sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação
Apresentação dos objetivos da aula, da metodologia Cultura Maker e da fanzine para os alunos.Etapa 2 - Divisão de Grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um tema relacionado a situações do cotidiano, como a descrição de uma rotina diária ou a apresentação de uma pessoa, e desenvolver uma história em quadrinhos para a fanzine, fazendo uso do verbo to beEtapa 3 - História em quadrinhos
Cada grupo deve criar uma história em quadrinhos de 8 partes que ilustre o tema escolhido.Etapa 4 - Fanzine
Os grupos devem juntar as partes das histórias em quadrinhos para formar a fanzine.Etapa 5 - Apresentação
Os grupos deverão apresentar dos resultados para toda a turma. Determine um tempo para apresentar sua história em quadrinhos.Etapa 6 - Encerramento
Encerre agradecendo aos alunos e incentivando que continuem aprendendo e praticando inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação em inglês;
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos;
- Proporcionar uma aprendizagem lúdica e prática.
Critérios de avaliação
- Uso correto do presente do indicativo no verbo to be;
- Clareza e compreensão da história em quadrinhos;
- Criatividade e originalidade na criação da fanzine.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara os objetivos e a metodologia da aula;
- Orientar e auxiliar os alunos na criação da história em quadrinhos;
- Estimular a colaboração e a criatividade dos alunos.
Ações do aluno
- Escolher um tema relacionado ao uso do verbo to be;
- Desenvolver uma história em quadrinhos para a fanzine;
- Apresentar a história em quadrinhos para toda a turma.