Aula sobre Identificando As Pessoas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos aprenderão a utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias. Isso é importante para poderem se comunicar de forma mais eficiente em um contexto onde precisam se apresentar e conversar sobre suas rotinas diárias. Além disso, a metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar. Isso os ajudará a desenvolver habilidades de colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece perguntando aos alunos como eles se apresentariam em inglês e discuta as diferentes formas de se apresentar. Em seguida, explique o objetivo desta atividade e como a metodologia Design Sprint será aplicada.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos deverão assistir a um vídeo em inglês que apresente diálogos simples de apresentações pessoais. Em seguida, eles devem identificar os verbos to be (am, is, are) no presente do indicativo, utilizados nos diálogos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem criar uma lista com informações sobre suas próprias rotinas diárias. Eles devem utilizar o verbo to be no presente do indicativo para se descrever. Em seguida, eles devem trabalhar em grupos e compartilhar suas listas, discutindo semelhanças e diferenças entre as rotinas de cada um.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos deverão, em grupo, criar um perfil de uma pessoa fictícia, utilizando as informações que criaram sobre suas próprias rotinas. Eles devem utilizar o verbo to be no presente do indicativo para se descrever. Em seguida, eles devem compartilhar esses perfis com a turma.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os alunos deverão desenvolver uma conversa em inglês utilizando os perfis fictícios criados na etapa anterior. Cada grupo deve realizar a conversa em frente à turma. Em seguida, a turma deve dar feedback sobre a conversa e sugerir melhorias.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre recapitulando os principais pontos aprendidos pelos alunos e destacando a importância de praticar o inglês no dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades comunicativas em inglês;
  • Trabalhar colaboração e pensamento crítico;
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do presente do indicativo com o verbo to be;
  • Participação ativa durante as atividades em grupo;
  • Criação e utilização adequada do perfil fictício;
  • Realização da conversa em inglês com fluência e coerência;
  • Capacidade de receber feedback e realizar melhorias na conversa.

Ações do professor

  • Planejar as atividades;
  • Organizar os grupos e supervisionar as atividades em grupo;
  • Proporcionar feedbacks construtivos aos alunos;
  • Apoiar e orientar os alunos nas atividades de criação e produção;
  • Estimular a reflexão sobre a importância do uso do inglês no dia a dia.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Criar e compartilhar informações sobre suas rotinas diárias;
  • Criar e utilizar corretamente o perfil fictício;
  • Realizar a conversa em inglês com fluência e coerência;
  • Receber e aplicar feedbacks construtivos.