Aula sobre Identificando As Pessoas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, os alunos vão aprender a identificar pessoas e descrever suas rotinas diárias utilizando o presente do indicativo do verbo to be. Essa habilidade é importante para a comunicação em inglês, pois permite que os alunos conversem sobre si e sobre outras pessoas. Para tornar a prática mais envolvente e didática, os alunos vão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender como as pessoas pensam, sentem, ouvem, falam e agem. A metodologia Design Thinking estimula a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, fazendo com que eles participem ativamente do processo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o objetivo da atividade. Você pode mostrar imagens ou vídeos de pessoas realizando suas rotinas diárias e perguntar aos alunos o que eles estão fazendo.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Explique o que é um mapa de empatia e como ele pode ser usado para entender as emoções e comportamentos das pessoas. Em seguida, oriente os alunos na elaboração de um mapa de empatia em inglês sobre si mesmos.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia - colegas

    Agora, pela aos alunos para fazerem um mapa de empatia em inglês sobre outra pessoa da turma. Apresente um modelo de mapa de empatia para os alunos e mostre como preencher cada campo.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar seus mapas de empatia para a turma e descrever o que aprenderam sobre a outra pessoa. Ajude os alunos a identificar o verbo to be nas descrições e explicar como funciona o presente do indicativo.

  5. Etapa 5 - Prática

    Proponha uma atividade de completar frases com o presente do indicativo do verbo to be, utilizando as informações levantadas nos mapas de empatia.

  6. Etapa 6 - Diário

    Os alunos devem realizar uma atividade em grupo, na qual eles criam um pequeno diário fictício de outra pessoa, utilizando o presente do indicativo para descrever suas rotinas diárias. Cada grupo deve escolher uma pessoa diferente para descrever.

  7. Etapa 7 - Compartilhamento

    Os alunos devem apresentar seus diários para a turma e o professor deve avaliar a compreensão dos alunos quanto ao uso do presente do indicativo para descrever rotinas diárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos
  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês
  • Promover a autonomia dos alunos na aprendizagem

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do presente do indicativo do verbo to be
  • Capacidade de descrever rotinas diárias
  • Participação ativa nas atividades em sala de aula
  • Capacidade de trabalhar em grupo
  • Capacidade de compreender e aplicar a metodologia Design Thinking

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos do uso do presente do indicativo
  • Explicar a metodologia Design Thinking
  • Orientar os alunos na elaboração dos mapas de empatia
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades em sala de aula
  • Avaliar a compreensão dos alunos ao longo das etapas

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre si mesmos
  • Criar um mapa de empatia sobre outra pessoa da turma
  • Apresentar seus mapas de empatia para a turma e descrever o que aprenderam
  • Realizar uma atividade em grupo para criar um diário fictício de outra pessoa
  • Apresentar o diário criado para a turma e receber feedbacks do professor e dos colegas.