Aula sobre Identificando As Pessoas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o objetivo e contextualize o tema. Exemplo: "Vamos aprender a identificar as pessoas em inglês e descrever suas rotinas diárias. Vocês já conhecem algumas pessoas em inglês? Como vocês se apresentariam em inglês?"Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos irão assistir a um vídeo ou ler um texto previamente selecionado sobre o verbo "to be" e sua aplicação na identificação de pessoas. Os estudantes deverão fazer anotações e tirar dúvidas sobre o conteúdo para debater com o professor e os outros estudantes durante a próxima etapa.Exemplo: "Assistam o vídeo sobre como utilizar o verbo "to be" para identificar pessoas e façam anotações sobre as informações mais importantes."
Etapa 3 - Debate em grupo
Em grupos de 3 a 4 pessoas, os alunos irão discutir as informações apresentadas no vídeo ou texto e compartilhar suas anotações. Caminhe pela sala, oriente e tire dúvidas dos grupos.Exemplo: "Compartilhem suas anotações sobre o vídeo ou texto e discutam em grupo como utilizar as informações para identificar pessoas em Inglês. O que vocês acharam mais difícil ou fácil de entender?"
Etapa 4 - Criando o Template Dinâmica dos 3 Qs
Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs utilizando os campos Que bom, Que pena e Que tal para avaliar o conhecimento adquirido. Dê exemplos práticos e mostre como preencher o template.Exemplo: "Pensem em três frases que utilizem o verbo "to be" para descrever pessoas e suas rotinas diárias. Agora, coloquem essas frases no template que criamos e expliquem por que vocês escolheram cada campo."
Etapa 5 - Apresentação dos Templates
Cada grupo deverá apresentar seu template Dinâmica dos 3 Qs e explicar suas escolhas. Os outros grupos poderão fazer perguntas e comentários sobre os templates apresentados.Etapa 6 - Conclusão
Resuma as informações aprendidas e faça um fechamento. Os estudantes deverão entregar os templates criados como forma de avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para estimular o aprendizado significativo.
- Incentivar a criatividade e avaliação dos estudantes através do template Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa em todas as etapas da aula.
- Utilização correta do verbo "to be" para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.
- Criação de um template Dinâmica dos 3 Qs com frases coerentes e bem escolhidas.
Ações do professor
- Estimular a participação e o debate em grupo.
- Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante a aula.
- Dar exemplos práticos e explicar como preencher o template Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo ou ler o texto previamente selecionado pelo professor.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar um template Dinâmica dos 3 Qs de forma criativa e eficiente.