Aula sobre Identificando As Pessoas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema desta atividade é "Identificando as pessoas". Aprender a identificar pessoas é uma habilidade importante em qualquer língua, especialmente em inglês, onde o verbo "to be" é utilizado para identificar pessoas e descrever rotinas diárias. Essa habilidade é muito útil no cotidiano dos estudantes, por exemplo, ao conhecer novas pessoas, ao identificar membros de sua família ou amigos em conversas, ou ao preencher formulários, ou questionários que pedem informações pessoais. Será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o conhecimento adquirido.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o objetivo e contextualize o tema. Exemplo: "Vamos aprender a identificar as pessoas em inglês e descrever suas rotinas diárias. Vocês já conhecem algumas pessoas em inglês? Como vocês se apresentariam em inglês?"

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos irão assistir a um vídeo ou ler um texto previamente selecionado sobre o verbo "to be" e sua aplicação na identificação de pessoas. Os estudantes deverão fazer anotações e tirar dúvidas sobre o conteúdo para debater com o professor e os outros estudantes durante a próxima etapa.

    Exemplo: "Assistam o vídeo sobre como utilizar o verbo "to be" para identificar pessoas e façam anotações sobre as informações mais importantes."


  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Em grupos de 3 a 4 pessoas, os alunos irão discutir as informações apresentadas no vídeo ou texto e compartilhar suas anotações. Caminhe pela sala, oriente e tire dúvidas dos grupos.

    Exemplo: "Compartilhem suas anotações sobre o vídeo ou texto e discutam em grupo como utilizar as informações para identificar pessoas em Inglês. O que vocês acharam mais difícil ou fácil de entender?"


  4. Etapa 4 - Criando o Template Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs utilizando os campos Que bom, Que pena e Que tal para avaliar o conhecimento adquirido. Dê exemplos práticos e mostre como preencher o template.

    Exemplo: "Pensem em três frases que utilizem o verbo "to be" para descrever pessoas e suas rotinas diárias. Agora, coloquem essas frases no template que criamos e expliquem por que vocês escolheram cada campo."


  5. Etapa 5 - Apresentação dos Templates

    Cada grupo deverá apresentar seu template Dinâmica dos 3 Qs e explicar suas escolhas. Os outros grupos poderão fazer perguntas e comentários sobre os templates apresentados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Resuma as informações aprendidas e faça um fechamento. Os estudantes deverão entregar os templates criados como forma de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para estimular o aprendizado significativo.
  • Incentivar a criatividade e avaliação dos estudantes através do template Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da aula.
  • Utilização correta do verbo "to be" para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.
  • Criação de um template Dinâmica dos 3 Qs com frases coerentes e bem escolhidas.

Ações do professor

  • Estimular a participação e o debate em grupo.
  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante a aula.
  • Dar exemplos práticos e explicar como preencher o template Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto previamente selecionado pelo professor.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um template Dinâmica dos 3 Qs de forma criativa e eficiente.