Aula sobre Identificando Cognatos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os cognatos são palavras que possuem significado semelhante em diferentes línguas. Ao identificar cognatos em textos em inglês, os estudantes conseguem compreender melhor o conteúdo e ampliar o vocabulário. Nesta atividade, os estudantes aprenderão a identificar cognatos e utilizarão a metodologia Aprendizagem entre Pares para avaliar o desempenho dos colegas.

Exemplo: Palavras como "computer", "chocolate" e "hospital" são cognatos, pois possuem a mesma grafia e significado em inglês e português.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o que são cognatos e como eles podem auxiliar na compreensão de textos em inglês. Utilize exemplos práticos para ajudar os alunos a entenderem o conceito.

  2. Etapa 2 - Identificação de cognatos

    Divida os alunos em grupos e distribua um texto em inglês para cada grupo. Peça para eles identificarem os cognatos presentes no texto, explicarem o seu significado e refletirem sobre como a identificação de cognatos auxilia na habilidade de leitura.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Explique a metodologia Aprendizagem entre Pares e proponha que os alunos criem um template para avaliar o desempenho dos colegas. O template deve incluir os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Avaliação entre pares

    Os grupos devem apresentar o resultado do trabalho feito na etapa 2. E os alunos devem avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template criado anteriormente.

  5. Etapa 5 - Feedback e reflexão

    Peça para que cada grupo apresente o feedback dado ao grupo avaliado e promova uma reflexão geral sobre o aprendizado da aula.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)

    Proponha que os alunos encontrem e tragam para a próxima aula um texto em inglês que possua cognatos e expliquem para a turma o que aprenderam com a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da capacidade de identificar cognatos em textos em língua inglesa.
  • Utilização da metodologia Aprendizagem entre Pares para estimular o trabalho colaborativo e a reflexão sobre o próprio desempenho e do colega.
  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: participação igualitária de todos os membros do grupo.
  • Construção dos argumentos: utilização de cognatos para justificar as respostas.
  • Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação do feedback.
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo avaliado.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conceito de cognatos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação.
  • Estimular a participação igualitária de todos os grupos na atividade.

Ações do aluno

  • Identificar os cognatos em textos em língua inglesa.
  • Criar um template de avaliação.
  • Avaliar o desempenho dos colegas e apresentar feedbacks construtivos.