Aula sobre Identificando Cognatos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, será trabalhado o tema "Identificação de Cognatos em inglês", que é um importante passo para melhorar a compreensão de textos nesta língua. Cognatos são palavras em inglês que possuem semelhanças em relação ao significado e à pronúncia com palavras em português. Por exemplo, "telephone" é cognato de "telefone" em português. O objetivo é que os alunos aprendam a identificar cognatos e entendam como isso ajuda na compreensão de textos em inglês. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, explorando os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Inicie explicando o que são cognatos, como identificá-los e por que eles são importantes na compreensão de textos em inglês. Os alunos poderão tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do diário de bordo

    Os alunos serão divididos em grupos de três a quatro pessoas. Cada grupo deverá criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, relacionados ao uso de cognatos na compreensão de textos em inglês. Exemplo: Problema: como identificar cognatos?

  3. Etapa 3 - Exploração

    Cada grupo será responsável por encontrar no mínimo três palavras cognatas em um texto em inglês de sua escolha. Eles deverão anotar as palavras no diário de bordo e explicar por que acreditam que sejam cognatas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu diário de bordo para a turma. Eles deverão explicar como identificaram os cognatos no texto escolhido, como utilizaram essa informação para entender o texto e como isso pode ser útil no futuro.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir a relação entre os cognatos encontrados e o processo de identificação. Auxilie na discussão e apresente outras palavras cognatas.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final com os alunos sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em situações futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura em língua inglesa;
  • Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos);
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificar corretamente palavras cognatas em textos em inglês;
  • Apresentar exemplos práticos de como cognatos podem ser úteis na compreensão de textos em inglês;
  • Trabalhar bem em grupo e colaborar com os colegas.

Ações do professor

  • Explorar as dúvidas e questionamentos dos alunos;
  • Auxiliar na discussão em grupo;
  • Incentivar a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Encontrar palavras cognatas em textos em inglês;
  • Criar um diário de bordo com exemplos práticos e explicação dos campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução;
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.