Aula sobre Identificando Cognatos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, os alunos irão trabalhar a habilidade de identificar cognatos em textos em língua inglesa. Cognatos são palavras que têm semelhanças com o português, o que torna a compreensão do vocabulário mais fácil. Esta habilidade é crucial para que os alunos possam entender melhor textos em inglês e ampliar seu vocabulário. Esta atividade será realizada utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos serão engajados a criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  1. Etapa 1 - Atividade de pré-aula

    Antes da aula, peça que os alunos escolham um texto em inglês na internet e circulem todas as palavras que pareçam familiares ou parecidas com o português, para encontrar possíveis cognatos. Na sala de aula, os alunos devem compartilhar o resultado dessa atividade.

  2. Etapa 2 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Em sala de aula, peça para os alunos criarem um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Os alunos devem preecher o campo Check-in no início com base no que sabem sobre “identificação de cognatos”, podendo colocar exemplos.

  3. Etapa 3 - Cognatos

    Apresente o que são cognatos e explique como eles funcionam como facilitadores da compreensão do vocabulário em textos em inglês. Você pode usar exemplos para ilustrar o conceito de cognatos. Solicite também que os alunos tragam exemplos com base na atividade pré-aula.

  4. Etapa 4 - Identificação de cognatos

    Disponibilize um texto em inglês e peça que os alunos identifiquem os cognatos que encontrarem. Em seguida, os alunos devem discutir em grupo como eles encontraram os cognatos e quais estratégias podem ser usadas para identificá-los.

  5. Etapa 5 - Aplicação dos cognatos

    Peça que os alunos usem os cognatos identificados para compreender o texto em inglês apresentado anteriormente. Os alunos devem responder a perguntas de interpretação e compreensão do texto e depois discutir em grupo como eles se saíram nessa atividade e como identificar os cognatos os ajudaram na atividade.

  6. Etapa 6 - Registro de aprendizagem

    Os alunos devem preencher o campo Check-out no template de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam nesta aula e como se sentem em relação à habilidade de identificar cognatos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar cognatos em textos em língua inglesa.
  • Promover a autonomia dos alunos por meio do registro de aprendizagem.
  • Estimular a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos cognatos.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Correta utilização do registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Organizar aula utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Orientar na criação do template de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Identificar cognatos em textos em inglês.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Preencher o registro de aprendizagem com as informações corretas.