Aula sobre Identificando Cognatos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre cognatos, palavras em inglês que possuem semelhança com palavras em português. Isso é uma importante ferramenta para o aprendizado da língua inglesa, pois ajuda a compreender palavras desconhecidas a partir do conhecimento de palavras em português. A metodologia ativa escolhida é a Gamificação, que irá envolver e motivar os alunos a aprender sobre o tema. Para isso, os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que envolve cognatos, utilizando sua criatividade e conhecimento para desenvolver um jogo engajador.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Introduza o tema de cognatos, explicando o que são e como podem ser utilizados no aprendizado da língua inglesa. Utilize exemplos práticos de cognatos para ilustrar a explicação.

  2. Etapa 2 - Explicando a metodologia ativa Gamificação

    Explique a metodologia ativa Gamificação e como ela irá funcionar. Explique que os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que envolve cognatos, e que ao final da aula, irão apresentar seus jogos para a turma.

  3. Etapa 3 - Discutindo o mapa de registro

    Explique cada campo do mapa de registro que os alunos irão preencher, destacando a importância de cada um e relacionando com o tema cognatos, como o objetivo do jogo, níveis e desafios, esquema de recompensas e informações para o consumidor final.

  4. Etapa 4 - Trabalhando em Grupo

    Os alunos irão trabalhar em grupo para preencher cada campo do mapa de registro. Dê orientações e suporte para cada grupo no desenvolvimento do jogo, incentivando a criatividade, a colaboração e associação correta com o tema “cognatos”.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, destacando o porquê do jogo ser engajador e como contribuirá para a aprendizagem de “cognatos”. Avalie a apresentação e o jogo criado pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Feedback e Conclusão

    Dê um feedback para os alunos, destacando os pontos positivos e oportunidades de melhoria do trabalho de cada grupo. Para concluir, destaque a importância de utilizar cognatos no aprendizado da língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar cognatos.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e motivadora.

Critérios de avaliação

  • Preenchimento correto do mapa de registro.
  • Criatividade e originalidade do jogo desenvolvido pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em apresentar o jogo para a turma.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia ativa escolhida.
  • Dar suporte para os alunos no desenvolvimento do jogo.
  • Avaliar o trabalho dos alunos de forma justa e construtiva.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para preencher o mapa de registro.
  • Desenvolver um jogo engajador que envolve cognatos.
  • Apresentar o jogo criado para a turma de forma clara e objetiva.