Aula sobre Identificando Cognatos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre cognatos, palavras em inglês que possuem semelhança com palavras em português. Isso é uma importante ferramenta para o aprendizado da língua inglesa, pois ajuda a compreender palavras desconhecidas a partir do conhecimento de palavras em português. A metodologia ativa escolhida é a Gamificação, que irá envolver e motivar os alunos a aprender sobre o tema. Para isso, os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que envolve cognatos, utilizando sua criatividade e conhecimento para desenvolver um jogo engajador.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Introduza o tema de cognatos, explicando o que são e como podem ser utilizados no aprendizado da língua inglesa. Utilize exemplos práticos de cognatos para ilustrar a explicação.Etapa 2 - Explicando a metodologia ativa Gamificação
Explique a metodologia ativa Gamificação e como ela irá funcionar. Explique que os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que envolve cognatos, e que ao final da aula, irão apresentar seus jogos para a turma.Etapa 3 - Discutindo o mapa de registro
Explique cada campo do mapa de registro que os alunos irão preencher, destacando a importância de cada um e relacionando com o tema cognatos, como o objetivo do jogo, níveis e desafios, esquema de recompensas e informações para o consumidor final.Etapa 4 - Trabalhando em Grupo
Os alunos irão trabalhar em grupo para preencher cada campo do mapa de registro. Dê orientações e suporte para cada grupo no desenvolvimento do jogo, incentivando a criatividade, a colaboração e associação correta com o tema “cognatos”.Etapa 5 - Apresentação dos Jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, destacando o porquê do jogo ser engajador e como contribuirá para a aprendizagem de “cognatos”. Avalie a apresentação e o jogo criado pelos alunos.Etapa 6 - Feedback e Conclusão
Dê um feedback para os alunos, destacando os pontos positivos e oportunidades de melhoria do trabalho de cada grupo. Para concluir, destaque a importância de utilizar cognatos no aprendizado da língua inglesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar cognatos.
- Incentivar a criatividade e a colaboração dos alunos no processo de aprendizagem.
- Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e motivadora.
Critérios de avaliação
- Preenchimento correto do mapa de registro.
- Criatividade e originalidade do jogo desenvolvido pelos alunos.
- Habilidade dos alunos em apresentar o jogo para a turma.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia ativa escolhida.
- Dar suporte para os alunos no desenvolvimento do jogo.
- Avaliar o trabalho dos alunos de forma justa e construtiva.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para preencher o mapa de registro.
- Desenvolver um jogo engajador que envolve cognatos.
- Apresentar o jogo criado para a turma de forma clara e objetiva.