Aula sobre Identificando Cognatos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre cognatos no idioma inglês. Cognatos são palavras com a mesma origem e significado em diferentes idiomas. Por exemplo, a palavra "telephone" em inglês e "telefone" em português são cognatos. O objetivo é que os alunos identifiquem cognatos em inglês e, para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações. Serão criados três grupos de atividades diferentes para que os alunos aprendam de forma mais lúdica e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema cognatos e apresente alguns exemplos por meio de imagens projetadas na lousa. Os alunos poderão participar, sugerindo outros exemplos de cognatos.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - "Jogo dos cognatos"

    Nesta estação, os alunos realizarão um jogo de memória com pares de palavras cognatos em português e inglês. O objetivo é que os alunos identifiquem os cognatos e reconheçam padrões entre as palavras. Providencie cartas com pares de palavras escritas em português e inglês.

    Estação 2 - "Construindo frases"

    Nesta estação, os alunos irão criar frases utilizando palavras cognatas em um quadro de frases. Forneça um quadro de frases com espaços em branco para que os alunos completem com cognatos relacionados a um tema - por exemplo, frases sobre comida.

    Estação 3 - "Lendo o texto"

    Os alunos receberão um texto curto em inglês. Nesta estação, eles deverão ler o texto e identificar cognatos. Prepare um texto com cognatos relacionados ao tema da aula.


  4. Etapa 4 - Conclusão

    Para concluir, faça uma roda de conversa com os alunos, discutindo sobre os cognatos identificados em cada estação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar cognatos em um texto em inglês;
  • Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos;
  • Promover o aprendizado ativo e significativo através da metodologia Rotação por estações.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos cognatos em um texto em inglês;
  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Colaboração com os colegas durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para cada estação de atividades;
  • Dar instruções claras sobre o objetivo de cada atividade;
  • Monitorar o tempo para que todas as atividades sejam realizadas dentro do tempo proposto.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo;
  • Identificar cognatos em um texto em inglês.