Aula sobre Identificando Cognatos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos vão trabalhar a habilidade de identificar cognatos em textos em língua inglesa. Cognatos são palavras com origem comum entre as línguas, ou seja, palavras parecidas tanto em português quanto em inglês. É importante que os alunos saibam identificá-los para poderem entender melhor o que estão lendo e desenvolver a habilidade de leitura em inglês. Os exemplos que serão utilizados nesta aula serão baseados em textos de interesse dos alunos, como música, filmes, jogos, entre outros.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Antes da aula, os alunos deverão assistir a um vídeo que apresenta o conceito de cognatos e exemplos. Disponibilize um link previamente para os alunos.

  2. Etapa 2 - Identificando Cognatos

    Em sala de aula, faça uma breve revisão sobre o conceito de cognatos e apresente alguns exemplos práticos para a turma.

  3. Etapa 3 - Atividade prática

    Separe os alunos em pares e disponibilize um texto em inglês para cada dupla. As duplas receberão uma lista de palavras em português que são cognatos das palavras no texto em inglês. Eles deverão identificar a palavra em inglês correspondente a cada palavra em português.

  4. Etapa 4 - Mapa Conceitual

    Agora divida os alunos em grupos de quatro pessoas. Cada grupo escolherá um texto em inglês diferente e criará um mapa conceitual. O mapa conceitual deve conter a ideia central do texto e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão identificar cognatos no texto e utilizar essas palavras como base para criar as sub-ideias.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Os grupos apresentarão seus mapas conceituais para a turma e haverá uma discussão em grupo sobre as ideias apresentadas, as palavras cognatas utilizadas e a importância da habilidade de identificar cognatos para a compreensão de textos em inglês.

  6. Etapa 6 - Produção Textual

    Cada aluno deverá escolher um dos textos apresentados pelos grupos, ler o texto em inglês e escrever uma pequena produção textual em português sobre o tema do texto, utilizando pelo menos 3 cognatos identificados no mapa conceitual.

  7. Etapa 7 - Encerramento e feedback

    Faça uma correção coletiva da produção textual e dê feedback para os alunos. Em seguida, para encerrar, promova uma revisão por uma atividade de múltipla escolha sobre cognatos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar cognatos em textos em inglês;
  • Incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos cognatos apresentados;
  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Qualidade da produção textual em português.

Ações do professor

  • Disponibilizar o material previamente para os alunos;
  • Apresentar exemplos práticos;
  • Corrigir as produções textuais e dar feedback.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo previamente;
  • Identificar corretamente os cognatos apresentados;
  • Criar o mapa conceitual em grupo.