Identificando informações implícitas
Hi, how are you? Nessa aula de Inglês, você vai aprender como identificar informações que estão implícitas em um texto. Bons estudos!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Leia as afirmações abaixo sobre inferências e identifique quais são verdadeiras (V) ou falsas (F):
- Fazer inferências é descobrir o significado de palavras ou de expressões sem precisar traduzir o texto, usando a lógica, as palavras cognatas e outros recursos da língua.
- Fazer inferências permite que você descubra ou conclua o significado de informações que não estão explícitas no texto.
- A habilidade de fazer inferências diminui de acordo com a curiosidade, com a capacidade de relacionar informações e com o conhecimento prévio sobre o assunto do texto.
Agora, selecione a alternativa certa sobre as afirmações:
Atividade completaA)
V; V; F.B) V; F; V.
C) F; F; V.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Ensino Híbrido:
A habilidade de identificar informações implícitas é fundamental na compreensão de textos em Inglês, pois muitas vezes os autores não apresentam informações diretamente, mas as sugerem por meio de “pistas” no texto.Atividade completaNa vida cotidiana, essa habilidade pode ser aplicada em diversas situações, como na leitura de manuais técnicos, contratos e até mesmo nas relações interpessoais. Nesta atividade, o objetivo é que os alunos aprimorem a habilidade de inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto, para a construção de sentidos.
4. Sala de Aula Invertida:
A habilidade de identificar informações e relações que não aparecem explicitamente no texto é fundamental para o desenvolvimento da leitura efetiva em língua inglesa, capaz de construir sentidos em diversas situações.Atividade completaPor exemplo, para entender as nuances ao assistir a um filme ou série em Inglês, é requeridaa capacidade de inferir informações.
Nesta atividade, os estudantes vão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que o modelo de Dinâmica dos 3 Qs será usado para avaliar sua compreensão sobre o tema.
5. Gamificação:
Na vida cotidiana, muitas vezes precisamos ler textos que não nos fornecem todas as informações de forma explícita. É necessário que possamos inferir e relacionar informações para construir significados a partir do que foi lido.Atividade completaNesta atividade, vamos trabalhar a habilidade de inferência de informações e relações implícitas em textos em Inglês,
Através da metodologia ativa Gamificação, os alunos vão criar um jogo de tabuleiro, com dado, pinos, cartas de perguntas e ações, visando desenvolver o tema e seus subtópicos de forma lúdica e significativa.
6. Cultura Maker:
A capacidade de inferência é fundamental em todas as áreas de nossas vidas, desde a leitura de um texto até em nossas relações interpessoais.Atividade completaNesta atividade, apresentaremos exemplos do uso de inferência em situações cotidianas e aplicaremos a metodologia ativa Cultura Maker para desenvolver a habilidade dos alunos em identificar informações implícitas.
7. Rotação por estações:
Identificar informações implícitas é uma habilidade fundamental na leitura e compreensão de textos. Muitas vezes, o que está implícito é tão importante quanto o que está explícito, e somente através da inferência e da compreensão de pistas linguísticas é possível construir sentidos mais profundos.Atividade completaNo cotidiano, essa habilidade pode ser aplicada em situações como a leitura de notícias e artigos, onde muitas vezes o autor não vai apresentar todas as informações claramente.
Nesta atividade, propomos a metodologia rotação por estações para desenvolver a habilidade dos alunos em inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
8. Design Sprint:
A habilidade de inferir informações implícitas é essencial para a compreensão e interpretação correta de leituras mais complexas, tanto no âmbito escolar quanto na vida cotidiana.Atividade completaUm exemplo de aplicação prática deste conhecimento é a leitura crítica de notícias e artigos de opinião na internet, necessária para evitar a difusão de notícias falsas e para identificar fatos relevantes para a tomada de decisão.
Nesta atividade, os alunos aprenderão como identificar essas informações implícitas por meio da metodologia Design Sprint, que os ajudará a criar um modelo de 5 etapas para o processo de inferência.
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: