Aula sobre Identificando Informacoes Implicitas
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A capacidade de inferência é fundamental em todas as áreas de nossas vidas, desde a leitura de um texto até em nossas relações interpessoais.
Nesta atividade, apresentaremos exemplos do uso de inferência em situações cotidianas e aplicaremos a metodologia ativa Cultura Maker para desenvolver a habilidade dos alunos em identificar informações implícitas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e seus objetivos. Realize uma breve atividade de brainstorming com a turma para que eles exponham suas ideias sobre a habilidade de inferir informações.Etapa 2 - Explicação sobre informações implícitas
Explique aos alunos o que são informações implícitas e a importância de identificá-las em um texto para a compreensão da mensagem.Apresente exemplos de situações em que as informações implícitas são importantes e como elas podem ser inferidas.
Etapa 3 - Criação do fanzine
Divida a turma em grupos de até quatro alunos e entregue a eles papel A4 dividido em 8 partes. Explique que eles irão criar um fanzine relacionado ao tema “inferências”.Etapa 4 - Desenvolvimento do fanzine
Os grupos deverão desenvolver seu fanzine utilizando recursos como: recortes de revistas, desenhos, colagens, textos e palavras. Cada página do fanzine será responsabilidade de um ou dois membros do grupo. O objetivo é trabalhar em equipe e utilizar a criatividade.Etapa 5 - Apresentação dos fanzines
Cada grupo apresentará seu fanzine para a turma, explicando como eles trabalharam as informações implícitas.Etapa 6 - Discussão em grupo
A turma fará uma discussão em grupo sobre como eles incluíram informações implícitas nas páginas dos fanzines e como a metodologia Cultura Maker ajudou nesse processo.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e peça para os alunos avaliarem a atividade em termos de aprendizado, colaboração e criatividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir informações.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
- Utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para envolver os alunos em um processo criativo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das informações implícitas nos subtópicos do fanzine.
- Criatividade e colaboração no trabalho em grupo.
- Clareza e organização na apresentação do fanzine para a turma.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da atividade e o que é um fanzine.
- Estimular a criatividade e a colaboração na criação do fanzine.
- Fazer uma avaliação clara e objetiva da atividade no final da aula.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe e colaborar com os demais membros do grupo.
- Desenvolver a criatividade e a imaginação para criar a fanzine.
- Incluir informações implícitas nas páginas do fanzine de maneira correta e clara.