Aula sobre Identificando Informacoes Implicitas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A capacidade de inferência é fundamental em todas as áreas de nossas vidas, desde a leitura de um texto até em nossas relações interpessoais.

Nesta atividade, apresentaremos exemplos do uso de inferência em situações cotidianas e aplicaremos a metodologia ativa Cultura Maker para desenvolver a habilidade dos alunos em identificar informações implícitas.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e seus objetivos. Realize uma breve atividade de brainstorming com a turma para que eles exponham suas ideias sobre a habilidade de inferir informações.

  2. Etapa 2 - Explicação sobre informações implícitas

    Explique aos alunos o que são informações implícitas e a importância de identificá-las em um texto para a compreensão da mensagem.

    Apresente exemplos de situações em que as informações implícitas são importantes e como elas podem ser inferidas.


  3. Etapa 3 - Criação do fanzine

    Divida a turma em grupos de até quatro alunos e entregue a eles papel A4 dividido em 8 partes. Explique que eles irão criar um fanzine relacionado ao tema “inferências”.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do fanzine

    Os grupos deverão desenvolver seu fanzine utilizando recursos como: recortes de revistas, desenhos, colagens, textos e palavras. Cada página do fanzine será responsabilidade de um ou dois membros do grupo. O objetivo é trabalhar em equipe e utilizar a criatividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo apresentará seu fanzine para a turma, explicando como eles trabalharam as informações implícitas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma fará uma discussão em grupo sobre como eles incluíram informações implícitas nas páginas dos fanzines e como a metodologia Cultura Maker ajudou nesse processo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e peça para os alunos avaliarem a atividade em termos de aprendizado, colaboração e criatividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir informações.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para envolver os alunos em um processo criativo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das informações implícitas nos subtópicos do fanzine.
  • Criatividade e colaboração no trabalho em grupo.
  • Clareza e organização na apresentação do fanzine para a turma.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da atividade e o que é um fanzine.
  • Estimular a criatividade e a colaboração na criação do fanzine.
  • Fazer uma avaliação clara e objetiva da atividade no final da aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os demais membros do grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação para criar a fanzine.
  • Incluir informações implícitas nas páginas do fanzine de maneira correta e clara.