Aula sobre Identificando Informacoes Implicitas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Um exemplo de aplicação prática deste conhecimento é a leitura crítica de notícias e artigos de opinião na internet, necessária para evitar a difusão de notícias falsas e para identificar fatos relevantes para a tomada de decisão.
Nesta atividade, os alunos aprenderão como identificar essas informações implícitas por meio da metodologia Design Sprint, que os ajudará a criar um modelo de 5 etapas para o processo de inferência.
Etapa 1 -
Inicie a aula com uma breve revisão sobre o que é uma informação implícita em um texto, explorando exemplos de notícias e artigos de opinião.Em seguida, apresente a metodologia Design Sprint e sua aplicação em diferentes contextos.
Etapa 2 -
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e distribua um modelo de Design Sprint em branco para cada grupo.Etapa 3 -
Explique cada uma das 5 etapas do processo de Design Sprint:1) Entender o problema,
2) Esboçar soluções,
3) Decidir qual solução seguir,
4) Prototipar a solução escolhida,
5) Testar a solução com usuários reais para avaliar sua eficácia.
Etapa 4 -
Peça aos alunos para aplicarem essas 5 etapas no contexto da inferência de informações implícitas em um texto, utilizando exemplos de notícias ou artigos de opinião que você selecionou previamente.Etapa 5 -
Cada grupo deve apresentar seu modelo de Design Sprint e discutir como aplicaria essas 5 etapas na leitura crítica de textos.Etapa 6 -
Conclua a atividade com uma discussão em grupo sobre as diferentes abordagens de inferência de informações implícitas trazidas por cada grupo, evidenciando as diferentes soluções propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade crítica de inferência em leituras de textos mais complexos;
- Capacidade de trabalhar em grupo, contribuindo e respeitando diferentes perspectivas;
- Identificação de diferentes soluções para um mesmo problema, estimulando a criatividade e a flexibilidade cognitiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Clareza e objetividade na apresentação dos modelos;
- Capacidade de identificar e inferir informações implícitas no texto;
- Colaboração e respeito às diferentes perspectivas durante todo o processo.
Ações do professor
- Apresentar a metodologia Design Sprint;
- Selecionar exemplos de notícias e artigos de opinião;
- Facilitar a discussão em grupo e garantir a participação ativa dos alunos;
- Avaliar e dar feedback aos modelos dos grupos.
Ações do aluno
- Utilizar corretamente a metodologia Design Sprint;
- Identificar e inferir informações implícitas no texto;
- Colaborar e respeitar as diferentes perspectivas do grupo;
- Apresentar seu modelo com clareza e objetividade.