Aula sobre Identificando Informacoes Implicitas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A habilidade de inferir informações implícitas é essencial para a compreensão e interpretação correta de leituras mais complexas, tanto no âmbito escolar quanto na vida cotidiana.

Um exemplo de aplicação prática deste conhecimento é a leitura crítica de notícias e artigos de opinião na internet, necessária para evitar a difusão de notícias falsas e para identificar fatos relevantes para a tomada de decisão.

Nesta atividade, os alunos aprenderão como identificar essas informações implícitas por meio da metodologia Design Sprint, que os ajudará a criar um modelo de 5 etapas para o processo de inferência.


  1. Etapa 1 -

    Inicie a aula com uma breve revisão sobre o que é uma informação implícita em um texto, explorando exemplos de notícias e artigos de opinião.

    Em seguida, apresente a metodologia Design Sprint e sua aplicação em diferentes contextos.


  2. Etapa 2 -

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e distribua um modelo de Design Sprint em branco para cada grupo.

  3. Etapa 3 -

    Explique cada uma das 5 etapas do processo de Design Sprint:

    1) Entender o problema,

    2) Esboçar soluções,

    3) Decidir qual solução seguir,

    4) Prototipar a solução escolhida,

    5) Testar a solução com usuários reais para avaliar sua eficácia.


  4. Etapa 4 -

    Peça aos alunos para aplicarem essas 5 etapas no contexto da inferência de informações implícitas em um texto, utilizando exemplos de notícias ou artigos de opinião que você selecionou previamente.

  5. Etapa 5 -

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de Design Sprint e discutir como aplicaria essas 5 etapas na leitura crítica de textos.

  6. Etapa 6 -

    Conclua a atividade com uma discussão em grupo sobre as diferentes abordagens de inferência de informações implícitas trazidas por cada grupo, evidenciando as diferentes soluções propostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade crítica de inferência em leituras de textos mais complexos;
  • Capacidade de trabalhar em grupo, contribuindo e respeitando diferentes perspectivas;
  • Identificação de diferentes soluções para um mesmo problema, estimulando a criatividade e a flexibilidade cognitiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Clareza e objetividade na apresentação dos modelos;
  • Capacidade de identificar e inferir informações implícitas no texto;
  • Colaboração e respeito às diferentes perspectivas durante todo o processo.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia Design Sprint;
  • Selecionar exemplos de notícias e artigos de opinião;
  • Facilitar a discussão em grupo e garantir a participação ativa dos alunos;
  • Avaliar e dar feedback aos modelos dos grupos.

Ações do aluno

  • Utilizar corretamente a metodologia Design Sprint;
  • Identificar e inferir informações implícitas no texto;
  • Colaborar e respeitar as diferentes perspectivas do grupo;
  • Apresentar seu modelo com clareza e objetividade.