Aula sobre Identificando Informacoes Implicitas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A habilidade de identificar informações implícitas é fundamental na compreensão de textos em Inglês, pois muitas vezes os autores não apresentam informações diretamente, mas as sugerem por meio de “pistas” no texto.

Na vida cotidiana, essa habilidade pode ser aplicada em diversas situações, como na leitura de manuais técnicos, contratos e até mesmo nas relações interpessoais. Nesta atividade, o objetivo é que os alunos aprimorem a habilidade de inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto, para a construção de sentidos.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula pedindo aos alunos que preencham o Check-in do seu modelo, respondendo à pergunta: "O que vocês já sabem sobre a inferência em textos em inglês?". Caso haja dificuldade em obter respostas, retome o conceito de inferência com os estudantes, dando exemplos da própria língua portuguesa.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Forneça um texto curto em Inglês (pode ser uma notícia, um trecho de um livro) e faça uma leitura compartilhada em voz alta, com pausas para explicar o significado de palavras e frases desconhecidas pelos alunos.

    Após a leitura, faça uma análise coletiva do texto, orientando os alunos sobre como identificar informações implícitas no trecho selecionado.


  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Agora, organize os estudantes em grupos de até quatro pessoas. Entregue a cada grupo um texto, em Inglês, de diferentes gêneros textuais. Cada grupo deve identificar as informações implícitas em cada um deles, usando as estratégias discutidas coletivamente na etapa anterior. Após a identificação, cada grupo deve compartilhar com a turma quais as informações que inferiram sobre seus textos.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Os alunos devem preencher o Check-out do seu modelo, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu hoje sobre a habilidade de inferir informações em textos em inglês?"

  5. Etapa 5 - Tarefa de casa (opcional)

    Você pode incentivar os alunos a praticarem, em casa, a habilidade de inferir informações em textos em Inglês, através da leitura de um texto previamente selecionado e da aplicação das estratégias de identificação das informações implícitas presentes nele.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir informações implícitas em textos em Inglês.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do seu próprio conhecimento.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de experiências.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das informações implícitas em textos em Inglês.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Preenchimento adequado do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Fazer a leitura compartilhada do texto, explicando palavras e frases desconhecidas.
  • Estimular a participação dos alunos e a troca de experiências em grupo.

Ações do aluno

  • Preencher o Check-in e Check-out do modelo de registro de aprendizagem.
  • Analisar o texto fornecido em sala de aula e identificar informações implícitas.
  • Trabalhar em grupo e compartilhar as informações inferidas sobre os textos.