Aula sobre Identificando Informacoes Implicitas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A habilidade de identificar informações e relações que não aparecem explicitamente no texto é fundamental para o desenvolvimento da leitura efetiva em língua inglesa, capaz de construir sentidos em diversas situações.

Por exemplo, para entender as nuances ao assistir a um filme ou série em Inglês, é requeridaa capacidade de inferir informações.

Nesta atividade, os estudantes vão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que o modelo de Dinâmica dos 3 Qs será usado para avaliar sua compreensão sobre o tema.


  1. Etapa 1 - Introdução

    \- Comece a aula introduzindo o tema da habilidade de inferir informações. Use exemplos práticos do cotidiano dos estudantes para ilustrar a importância dessa habilidade e como ela pode ser útil em suas vidas.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    \- Peça aos alunos para assistir a um vídeo explicativo sobre como identificar informações implícitas em textos em inglês. Professor, disponibilize o vídeo com antecedência para ser assistido em casa pelos alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do Modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    \- Peça aos alunos para criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, incluindo os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".

    Eles devem usar exemplos práticos da vida real para cada campo e explicar como cada exemplo está relacionado à habilidade de inferir informações. Circule pela sala para auxiliar sempre que necessário.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupos

    \- Divida os alunos em grupos para discutir seus modelos da Dinâmica dos 3 Qs. Eles devem compartilhar seus exemplos e discutir como podem ser usados para identificar informações implícitas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    \- Peça a cada grupo para apresentar seu modelo da Dinâmica dos 3 Qs e explicar como cada exemplo está relacionado ao tema. Encoraje os demais alunos a fazerem perguntas e comentarem sobre as apresentações dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Revisão e Fechamento

    \- Revisite os principais pontos da aula e incentive os alunos a refletir sobre o que aprenderam. Peça para avaliarem sua compreensão da habilidade de inferir informações usando o modelo da Dinâmica dos 3 Qs criado nesta atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar informações implícitas.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre exemplos práticos relacionados ao tema.
  • Encorajar a colaboração em grupo e o trabalho em equipe para a construção de conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da aula.
  • Criação de um modelo bem-estruturado da Dinâmica dos 3 Qs que inclua exemplos claros e relacionados ao tema.
  • Apresentação clara e coerente do modelo da Dinâmica dos 3 Qs durante a atividade em grupo.
  • Utilização do modelo da Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação pessoal da compreensão sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Circular pela sala para auxiliar sempre que necessário.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a colaboração em grupo.
  • Propor perguntas reflexivas e provocativas ao longo de toda a aula.
  • Incentivar a reflexão final dos alunos sobre o que aprenderam.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o tema em casa, antes do dia da atividade.
  • Participar ativamente em todas as etapas da aula.
  • Criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs que inclua exemplos claros e relacionados ao tema.
  • Participar da discussão em grupo e da apresentação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Refletir sobre sua compreensão do tema usando o modelo da Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.