Identificando uma fake news

Você já ouviu falar sobre Fake News? Sabe o que significa? Nessa aula de Português vamos entender o que são fake news e como combatê-las. Vem aprender!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual não é a característica de uma fake news?

    A) A informação vem de um veículo de comunicação.

    B) Uma notícia muito absurda.

    C) Reportagem com data antiga.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Com o grande acesso à informação proporcionado pela internet, a disseminação de notícias falsas, ou fake news, tem se tornado cada vez mais comum. É importante que os alunos aprendam a identificar e verificar a veracidade das informações que recebem, para que se tornem cidadãos críticos e responsáveis.

    Exemplo prático:

    Selecione uma notícia que tenha sido amplamente divulgada nas redes sociais, mas que seja falsa, e peça para que os alunos identifiquem as características que a tornam uma fake news.

    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    Na era digital em que vivemos temos acesso a uma grande quantidade de informações. No entanto, muitas vezes essas informações não são verdadeiras e podem causar graves consequências. Por isso, é importante que todos saibam como identificar uma fake news.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre fake news. Após ouvir as respostas, explique que fake news são notícias falsas espalhadas pelas redes sociais e outros meios de comunicação com objetivo de enganar, causar pânico e criar polêmica. Explique que é importante que as pessoas saibam identificar uma fake news para não serem enganadas.
    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    O termo _fake news_ se popularizou nos últimos anos, principalmente nas redes sociais. Ele se refere a notícias falsas que se espalham rapidamente pela internet. Essas informações enganosas podem gerar graves consequências, como desinformação, prejuízos financeiros e até mesmo colocar a vida das pessoas em risco. Por isso, é importante ensinar aos alunos como identificar uma fake news e como se proteger desse tipo de conteúdo.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Entre Pares:

    A disseminação de notícias falsas tem se tornado cada vez mais comum na sociedade atual. É importante que os alunos aprendam a identificar e combater esse problema buscando fontes confiáveis e checando a veracidade das informações que recebem na internet.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A atividade proposta procura abordar o tema das fake news e suas consequências na sociedade atual. Por meio de uma abordagem prática e colaborativa, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos são desafiados a resolver um problema relacionado à disseminação de uma fake news sobre saúde. Divididos em grupos, eles devem realizar pesquisas, buscar alternativas e criar soluções para combater a propagação de informações falsas. A atividade estimula o pensamento crítico, a pesquisa de fontes confiáveis, a argumentação e a comunicação oral. Além disso, os alunos são convidados a criar um diário de bordo para registrar suas descobertas e soluções. A atividade proporciona uma oportunidade de reflexão sobre a importância de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las, desenvolvendo habilidades essenciais para lidar com a era da desinformação.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: