Aula sobre Identificando Uma Fake News

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A atividade proposta procura abordar o tema das fake news e suas consequências na sociedade atual. Por meio de uma abordagem prática e colaborativa, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos são desafiados a resolver um problema relacionado à disseminação de uma fake news sobre saúde. Divididos em grupos, eles devem realizar pesquisas, buscar alternativas e criar soluções para combater a propagação de informações falsas. A atividade estimula o pensamento crítico, a pesquisa de fontes confiáveis, a argumentação e a comunicação oral. Além disso, os alunos são convidados a criar um diário de bordo para registrar suas descobertas e soluções. A atividade proporciona uma oportunidade de reflexão sobre a importância de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las, desenvolvendo habilidades essenciais para lidar com a era da desinformação.

  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente aos alunos um problema relacionado ao tema (exemplo: a disseminação de uma fake news sobre saúde). Os alunos devem se dividir em grupos e criar um diário de bordo para solucionar o problema.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os grupos devem buscar alternativas para solucionar o problema. Eles podem propor pesquisas sobre o assunto, entrevistar especialistas em saúde, verificar fontes confiáveis de notícias e criar campanhas de conscientização sobre a importância de checar a veracidade das informações.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos devem apresentar suas soluções para a classe. Oriente-os a apresentar suas justificativas e argumentos utilizando como base as informações coletadas durante a geração de alternativas.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Os alunos devem criar um diário de bordo em grupo contendo os campos “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução” para desenvolver o tema e seus subtópicos. Recolha os diários ao final da aula para fins de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e investigação dos alunos, incentivando-os a buscar informações confiáveis e verificáveis;
  • Promover o pensamento crítico e a capacidade de análise, permitindo que os alunos identifiquem e compreendam o impacto das fake news na sociedade;
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo, promovendo a troca de ideias e o desenvolvimento de soluções conjuntas;
  • Fomentar a capacidade de argumentação e comunicação oral dos alunos, ao apresentarem suas soluções e justificativas para a classe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo e nas discussões em sala de aula;
  • Coleta adequada de informações e fontes confiáveis durante a pesquisa;
  • Qualidade e pertinência das alternativas propostas pelos grupos para solucionar o problema apresentado;
  • Clareza e fundamentação dos argumentos apresentados durante a exposição das soluções;
  • Organização e criatividade na criação do diário de bordo, evidenciando a compreensão dos campos "Problema", "Geração de Alternativas" e "Solução".

Ações do professor

  • Realizar uma contextualização sobre o tema das fake news, destacando sua relevância e impacto na sociedade;
  • Apresentar o problema aos alunos e orientá-los sobre a criação do diário de bordo;
  • Monitorar e orientar os grupos durante a etapa de geração de alternativas;
  • Promover o debate e a troca de ideias entre os grupos durante a apresentação das soluções;
  • Avaliar a participação dos alunos, a qualidade das soluções propostas e a criação do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula;
  • Realizar pesquisas e buscar informações confiáveis para embasar suas alternativas;
  • Trabalhar em equipe, colaborando na geração de ideias e soluções;
  • Apresentar suas soluções de forma clara, fundamentada e persuasiva;
  • Criar o diário de bordo, organizando as informações nas seções pertinentes e demonstrando compreensão dos temas abordados.