Aula sobre Identificando Uma Fake News

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Com o grande acesso à informação proporcionado pela internet, a disseminação de notícias falsas, ou fake news, tem se tornado cada vez mais comum. É importante que os alunos aprendam a identificar e verificar a veracidade das informações que recebem, para que se tornem cidadãos críticos e responsáveis.

Exemplo prático:

Selecione uma notícia que tenha sido amplamente divulgada nas redes sociais, mas que seja falsa, e peça para que os alunos identifiquem as características que a tornam uma fake news.


  1. Etapa 1 - Apresentação do projeto

    O professor irá apresentar o projeto aos alunos, explicando que eles irão criar um diário de bordo sobre a identificação de fake news. O diário será feito em grupo e deverá conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Os alunos deverão identificar um problema relacionado às fake news e escrevê-lo no campo correspondente do diário. Em seguida, deverão apresentar o problema para a turma.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os alunos deverão pensar em alternativas para solucionar o problema identificado na etapa anterior e escrevê-las no diário. Em seguida, deverão apresentar as alternativas para a turma.

  4. Etapa 4 - Escolha da solução

    Os alunos deverão discutir as alternativas apresentadas e escolher a solução que considerarem mais adequada para elucidar o problema identificado. Em seguida, deverão escrever a solução no diário e apresentá-la para a turma.

  5. Etapa 5 - Identificação de fake news

    Entregue uma notícia falsa para cada grupo. Os alunos deverão identificar as características que a tornam uma fake news. Em seguida, deverão escrever no diário as características identificadas e apresentá-las para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação do projeto

    Avalie o projeto na totalidade, considerando a participação dos alunos, a qualidade das produções e o desenvolvimento das habilidades previstas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da autoavaliação dos alunos;
  • Desenvolvimento da avaliação crítica do projeto;
  • Ampliar as habilidades de comunicação oral;
  • Identificar uma fake news e apontar suas características.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos no projeto;
  • Qualidade das produções;
  • Desenvolvimento das habilidades previstas;
  • Clareza e coerência na identificação de fake news;
  • Qualidade do diário de bordo.

Ações do professor

  • Explicar as características de uma fake news;
  • Orientar os alunos na execução do projeto;
  • Avaliar do projeto;
  • Orientar os alunos na apresentação das soluções.

Ações do aluno

  • Identificação das características que tornam a notícia uma fake news;
  • Identificação dos problemas e das soluções para o problema;
  • Escrita e apresentação das características e uma fake news para a turma.