Aula sobre Identificando Uma Fake News

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A disseminação de notícias falsas tem se tornado cada vez mais comum na sociedade atual. É importante que os alunos aprendam a identificar e combater esse problema buscando fontes confiáveis e checando a veracidade das informações que recebem na internet.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Proponha a leitura de duas notícias, uma verdadeira e outra falsa. Em seguida, os alunos devem discutir em pares as diferenças entre as notícias.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o conceito de fake news e suas consequências na sociedade. Depois, divida os alunos em grupos para pesquisar exemplos de fake news que circularam na internet.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento de informações

    Os grupos devem compartilham as informações coletadas e discutir em conjunto como identificar as características que definem uma notícia falsa.

  4. Etapa 4 - Mapa conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 subtópicos com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema. O mapa conceitual deve conter informações relevantes sobre como identificar uma fake news e quais são os seus efeitos na sociedade.

  5. Etapa 5 - Troca de informações

    Os alunos devem trocar seus mapas conceituais com outro grupo e analisar as informações apresentadas. Em seguida, devem discutir em conjunto as diferenças e semelhanças entre os mapas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Oriente uma discussão sobre as conclusões obtidas a partir dos mapas conceituais, identificando pontos em comum e divergências. Incentive os alunos a refletirem sobre a importância de checar a veracidade das informações antes de compartilhá-las.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a atividade conforme os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as características que definem uma fake news;
  • Compreender os efeitos das fake news na sociedade;
  • Desenvolver a habilidade de criar um mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Clareza e organização dos mapas conceituais;
  • Capacidade de identificar as características que definem uma fake news.

Ações do professor

  • Orientar as atividades propostas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Esclarecer dúvidas e auxiliar os alunos na elaboração dos mapas conceituais.

Ações do aluno

  • Participar das atividades propostas;
  • Realizar pesquisas e análises em grupo;
  • Criar mapas conceituais claros e organizados.