Aula sobre Identificando Uma Fake News

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O termo _fake news_ se popularizou nos últimos anos, principalmente nas redes sociais. Ele se refere a notícias falsas que se espalham rapidamente pela internet. Essas informações enganosas podem gerar graves consequências, como desinformação, prejuízos financeiros e até mesmo colocar a vida das pessoas em risco. Por isso, é importante ensinar aos alunos como identificar uma fake news e como se proteger desse tipo de conteúdo.

  1. Etapa 1 - Mapa de Empatia

    Solicite aos alunos que criem um mapa de empatia sobre fake news. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Essa atividade vai ajudar os alunos a entender os diferentes pontos de vista e as motivações por trás da criação e da disseminação de fake news.

  2. Etapa 2 - Definição

    Apresente aos alunos as características de uma fake news e explique os riscos de se acreditar em informações falsas. Depois disso, divida a turma em grupos.

  3. Etapa 3 - Ideação

    Os alunos devem discutir em grupo como identificar uma fake news e devem criar uma lista de critérios que possam ser utilizados para diferenciar uma notícia verdadeira de uma notícia falsa.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Cada grupo deve pesquisar uma notícia falsa para analisar e criar um protótipo de como essa notícia poderia ter sido inventada e espalhada. O objetivo é que eles entendam as motivações por trás da criação de uma fake news e como ela pode se espalhar rapidamente pela internet.

  5. Etapa 5 - Teste

    Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma e discutir sobre as diferentes estratégias utilizadas para criar e disseminar uma fake news.

  6. Etapa 6 - Implementação

    Os alunos devem criar um infográfico ou um cartaz com os critérios discutidos na ideação para ajudar outras pessoas a identificarem uma fake news.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar o trabalho em grupo e a sua participação individual de acordo com as intencionalidades pedagógicas e os critérios de avaliação estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar uma fake news;
  • Incentivar a criatividade e a colaboração em grupo;
  • Refletir sobre as consequências da disseminação de informações falsas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo;
  • Criatividade na elaboração do protótipo;
  • Clareza e objetividade na apresentação dos critérios de identificação de uma fake news.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Apresentar as características de uma fake news;
  • Estimular a discussão em grupo e o pensamento crítico.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia;
  • Discutir em grupo sobre a identificação de uma fake news;
  • Criar um protótipo e apresentá-lo para a turma.