Aula sobre Identificando Uma Fake News
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre fake news. Após ouvir as respostas, explique que fake news são notícias falsas espalhadas pelas redes sociais e outros meios de comunicação com objetivo de enganar, causar pânico e criar polêmica. Explique que é importante que as pessoas saibam identificar uma fake news para não serem enganadas.
Etapa 1 - Introdução
Explique aos alunos que o Modelo de Debate Crítico (MDC) é uma técnica que se baseia na organização de um debate em que os participantes têm que apresentar argumentos e contra-argumentos sobre um determinado tema.Etapa 2 - Divisão
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Peça que eles pesquisem subtemas relacionados ao assunto, como: "O que são fake news?", "Como identificar uma fake news", "Como evitar a disseminação de fake news"...Etapa 3 - Preparação dos grupos
Os grupos _defensor_ e _opositor_ terão que preparar argumentos e contra-argumentos sobre o tema e seus subtemas. A _banca julgadora_ terá que elaborar critérios de avaliação para julgar os grupos _defensor_ e _opositor_. O grupo de _observadores_ terá que observar e anotar os argumentos apresentados pelos grupos _defensor_ e _opositor_.Etapa 4 - Debate
Realize o debate entre os grupos _defensor_ e _opositor_. Cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos e contra-argumentos. A _banca julgadora_ vai avaliar os grupos de acordo com os critérios definidos.Etapa 5 - Identificação de fake news
Após o debate, dê mais detalhes aos alunos sobre como identificar uma fake news e peça para eles aplicarem o que aprenderam nas notícias falsas que você vai apresentar.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a turma conforme os critérios estabelecidos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula explicando aos alunos que é importante que saibam identificar uma fake news para não serem enganados nem espalharem informações falsas. Aplique uma atividade de produção textual em que eles devem escrever sobre a importância de checar a veracidade das informações antes de compartilhá-las.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificação de fake news;
- Estimular o pensamento crítico;
- Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nos grupos;
- Clareza dos argumentos apresentados;
- Contra-argumentação coerente;
- Observação dos argumentos apresentados.
Ações do professor
- Explicar o Modelo de Debate Crítico;
- Dividir os alunos em grupos;
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
- Orientar o debate;
- Avaliar os alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os temas designados;
- Preparar argumentos e contra-argumentos;
- Participar ativamente do debate;
- Produzir um texto sobre a importância de checar a veracidade das informações.