Aula sobre Identificando Uma Fake News

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre fake news. Após ouvir as respostas, explique que fake news são notícias falsas espalhadas pelas redes sociais e outros meios de comunicação com objetivo de enganar, causar pânico e criar polêmica. Explique que é importante que as pessoas saibam identificar uma fake news para não serem enganadas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique aos alunos que o Modelo de Debate Crítico (MDC) é uma técnica que se baseia na organização de um debate em que os participantes têm que apresentar argumentos e contra-argumentos sobre um determinado tema.

  2. Etapa 2 - Divisão

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Peça que eles pesquisem subtemas relacionados ao assunto, como: "O que são fake news?", "Como identificar uma fake news", "Como evitar a disseminação de fake news"...

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Os grupos _defensor_ e _opositor_ terão que preparar argumentos e contra-argumentos sobre o tema e seus subtemas. A _banca julgadora_ terá que elaborar critérios de avaliação para julgar os grupos _defensor_ e _opositor_. O grupo de _observadores_ terá que observar e anotar os argumentos apresentados pelos grupos _defensor_ e _opositor_.

  4. Etapa 4 - Debate

    Realize o debate entre os grupos _defensor_ e _opositor_. Cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos e contra-argumentos. A _banca julgadora_ vai avaliar os grupos de acordo com os critérios definidos.

  5. Etapa 5 - Identificação de fake news

    Após o debate, dê mais detalhes aos alunos sobre como identificar uma fake news e peça para eles aplicarem o que aprenderam nas notícias falsas que você vai apresentar.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a turma conforme os critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula explicando aos alunos que é importante que saibam identificar uma fake news para não serem enganados nem espalharem informações falsas. Aplique uma atividade de produção textual em que eles devem escrever sobre a importância de checar a veracidade das informações antes de compartilhá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificação de fake news;
  • Estimular o pensamento crítico;
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos grupos;
  • Clareza dos argumentos apresentados;
  • Contra-argumentação coerente;
  • Observação dos argumentos apresentados.

Ações do professor

  • Explicar o Modelo de Debate Crítico;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Orientar o debate;
  • Avaliar os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os temas designados;
  • Preparar argumentos e contra-argumentos;
  • Participar ativamente do debate;
  • Produzir um texto sobre a importância de checar a veracidade das informações.