Aula sobre If Clauses Tipo 1

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As "If Clauses - Tipo 1" são estruturas condicionais utilizadas para expressar situações hipotéticas no presente ou no futuro. Elas são importantes para a comunicação em inglês, pois permitem que o falante expresse possibilidades, desejos e expectativas. Por exemplo, "If it rains, I will stay at home" (Se chover, eu ficarei em casa). Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as "If Clauses - Tipo 1" por meio da metodologia ativa Cultura Maker, criando um diário de bordo com problemas, alternativas e soluções em grupo. Essa atividade irá desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as funções das condicionais e empregar adequadamente as formas verbais nas orações dos tipos 1 e 2.

Seção 2: Plano de aula completo


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    O professor deve introduzir o tema "If Clauses - Tipo 1" por meio de exemplos práticos e didáticos. O professor pode utilizar imagens ou situações cotidianas para exemplificar a estrutura e a função das condicionais.

  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia Cultura Maker (10 minutos)

    O professor deve explicar a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula. Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um diário de bordo com problemas, alternativas e soluções.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos (5 minutos)

    O professor deve formar os grupos e distribuir o material necessário para a atividade.

  4. Etapa 4 - Definição do problema (15 minutos)

    Os grupos devem definir um problema hipotético que possa ser resolvido com uma "If Clause - Tipo 1". O professor deve orientar os alunos na definição do problema e na criação de uma situação hipotética.

  5. Etapa 5 - Geração de alternativas (20 minutos)

    Os grupos devem gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. O professor deve orientar os alunos na criação de soluções hipotéticas e na utilização adequada das "If Clauses - Tipo 1".

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo (30 minutos)

    Os grupos devem criar um diário de bordo com o problema, as alternativas e a solução para o problema definido. O professor deve orientar os alunos na organização das informações e na utilização adequada das "If Clauses - Tipo 1".

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo (20 minutos)

    Os grupos devem apresentar seus diários de bordo para a turma. O professor deve avaliar a utilização adequada das "If Clauses - Tipo 1" e a criatividade na resolução do problema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as funções das condicionais e empregar adequadamente as formas verbais nas orações dos tipos 1 e 2.
  • Estimular a criatividade dos alunos na resolução de problemas hipotéticos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em apresentar suas ideias para a turma.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das "If Clauses - Tipo 1".
  • Criatividade na resolução do problema hipotético.
  • Organização e clareza na apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema "If Clauses - Tipo 1" por meio de exemplos práticos e didáticos.
  • Explicar a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na definição do problema, na geração de alternativas e na criação do diário de bordo.
  • Avaliar a utilização adequada das "If Clauses - Tipo 1" e a criatividade na resolução do problema.
  • Estimular a participação dos alunos na atividade e na apresentação dos diários de bordo.

Ações do aluno

  • Definir um problema hipotético que possa ser resolvido com uma "If Clause - Tipo 1".
  • Gerar alternativas para resolver o problema definido.
  • Criar um diário de bordo com o problema, as alternativas e a solução para o problema definido.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.
  • Participar ativamente da atividade em grupo.