Aula sobre If Clauses Tipo 1
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
As "If Clauses - Tipo 1" são estruturas condicionais utilizadas para expressar situações hipotéticas no presente ou no futuro. Elas são importantes para a comunicação em inglês, pois permitem que o falante expresse possibilidades, desejos e expectativas. Por exemplo, "If it rains, I will stay at home" (Se chover, eu ficarei em casa). Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as "If Clauses - Tipo 1" por meio da metodologia ativa Cultura Maker, criando um diário de bordo com problemas, alternativas e soluções em grupo. Essa atividade irá desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as funções das condicionais e empregar adequadamente as formas verbais nas orações dos tipos 1 e 2.
Seção 2: Plano de aula completo
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
O professor deve introduzir o tema "If Clauses - Tipo 1" por meio de exemplos práticos e didáticos. O professor pode utilizar imagens ou situações cotidianas para exemplificar a estrutura e a função das condicionais.Etapa 2 - Explicação da metodologia Cultura Maker (10 minutos)
O professor deve explicar a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula. Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um diário de bordo com problemas, alternativas e soluções.Etapa 3 - Formação dos grupos (5 minutos)
O professor deve formar os grupos e distribuir o material necessário para a atividade.Etapa 4 - Definição do problema (15 minutos)
Os grupos devem definir um problema hipotético que possa ser resolvido com uma "If Clause - Tipo 1". O professor deve orientar os alunos na definição do problema e na criação de uma situação hipotética.Etapa 5 - Geração de alternativas (20 minutos)
Os grupos devem gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. O professor deve orientar os alunos na criação de soluções hipotéticas e na utilização adequada das "If Clauses - Tipo 1".Etapa 6 - Criação do diário de bordo (30 minutos)
Os grupos devem criar um diário de bordo com o problema, as alternativas e a solução para o problema definido. O professor deve orientar os alunos na organização das informações e na utilização adequada das "If Clauses - Tipo 1".Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo (20 minutos)
Os grupos devem apresentar seus diários de bordo para a turma. O professor deve avaliar a utilização adequada das "If Clauses - Tipo 1" e a criatividade na resolução do problema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as funções das condicionais e empregar adequadamente as formas verbais nas orações dos tipos 1 e 2.
- Estimular a criatividade dos alunos na resolução de problemas hipotéticos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em apresentar suas ideias para a turma.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada das "If Clauses - Tipo 1".
- Criatividade na resolução do problema hipotético.
- Organização e clareza na apresentação do diário de bordo.
Ações do professor
- Introduzir o tema "If Clauses - Tipo 1" por meio de exemplos práticos e didáticos.
- Explicar a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula.
- Orientar os alunos na definição do problema, na geração de alternativas e na criação do diário de bordo.
- Avaliar a utilização adequada das "If Clauses - Tipo 1" e a criatividade na resolução do problema.
- Estimular a participação dos alunos na atividade e na apresentação dos diários de bordo.
Ações do aluno
- Definir um problema hipotético que possa ser resolvido com uma "If Clause - Tipo 1".
- Gerar alternativas para resolver o problema definido.
- Criar um diário de bordo com o problema, as alternativas e a solução para o problema definido.
- Apresentar o diário de bordo para a turma.
- Participar ativamente da atividade em grupo.