Aula sobre If Clauses Tipo 1

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As If Clauses, ou condicionais em inglês, são estruturas fundamentais para se comunicar em inglês. Elas são usadas para expressar uma condição e suas consequências. Nesta atividade, vamos focar no Tipo 1 das If Clauses, usado para falar sobre situações que são possíveis e prováveis de acontecer no presente ou no futuro. Por exemplo, "If it rains, I will stay at home". Vamos usar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia que nos ajudará a entender melhor as diferentes situações em que as If Clauses podem ser usadas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre as If Clauses e se sabem como usá-las. Em seguida, faça uma breve explicação sobre o que são as If Clauses do Tipo 1. Você também pode apresentar exemplos de uso das If Clauses no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Exercícios

    Distribua uma lista de exercícios com frases contendo If Clauses Tipo 1 e peça para os alunos completarem as frases com a forma verbal adequada. Circule pela sala para ajudar a turma e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Mapa de Empatia

    Distribua para cada estudante uma folha com o mapa de empatia contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Peça para os estudantes preencherem o mapa de empatia com informações sobre uma situação em que eles usariam uma If Clause Tipo 1. Por exemplo, "Se eu tiver tempo livre, eu vou jogar videogame". Circule pela sala para ajudar a turma e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e peça para eles discutirem as informações do mapa de empatia e tentarem identificar padrões ou semelhanças entre as situações escolhidas. Os grupos devem apresentar suas conclusões.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Peça para os alunos escolherem uma situação do mapa de empatia e criar uma frase usando a If Clause Tipo 1. Os alunos devem apresentar suas frases para a turma.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Peça para os alunos refletirem sobre o que aprenderam com a atividade e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Agradeça a participação dos alunos e resuma os pontos principais da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e aplicar corretamente as If Clauses Tipo 1.
  • Estimular a criatividade e a reflexão sobre situações cotidianas em que as If Clauses podem ser usadas.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de If Clauses Tipo 1.
  • Habilidade em completar as frases com a forma verbal adequada.
  • Participação em grupo e colaboração com os colegas.
  • Criatividade na criação das frases com If Clauses Tipo 1.
  • Reflexão sobre a aplicação das If Clauses no cotidiano.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito de If Clauses Tipo 1.
  • Ajudar os alunos na criação do mapa de empatia e na realização dos exercícios.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Incentivar a criatividade na criação das frases com If Clauses Tipo 1.
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula e a importância das If Clauses no cotidiano.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Preencher o mapa de empatia com informações relevantes.
  • Colaborar com os colegas na discussão em grupo.
  • Criar frases criativas com If Clauses Tipo 1.
  • Refletir sobre a aplicação das If Clauses no cotidiano.