Aula sobre If Clauses Tipo 2

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


As condicionais são estruturas muito utilizadas na língua inglesa para expressar uma condição e sua consequência, e para falar sobre hipóteses que não são verdadeiras ou improváveis, utiliza-se o If Clause - Tipo 2.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Apresente o template de Registro de Aprendizagem e peça que os alunos preencham a área Check-in com seus conhecimentos prévios sobre o tema. Em seguida, oriente-os a realizarem pesquisas para entenderem melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Apresentação do conteúdo

    Peça aos estudantes que compartilhem uma situação hipotética com a turma. Por exemplo, "If you could choose any place in the world to visit, where would you choose?" Os alunos podem compartilhar suas respostas de forma oral ou escrita. Apresente o conceito de If Clauses - Tipo 2, os verbos que são utilizados e exemplos de frases com essa estrutura.

  3. Etapa 3 - Exercícios em dupla

    Oriente os alunos a formarem duplas para realizarem exercícios com frases utilizando o If Clauses - Tipo 2. Circule pela sala, auxiliando os alunos na resolução dos exercícios.

  4. Etapa 4 - Correção em grupo

    Corrija os exercícios em grupo, chamando alguns alunos para compartilhar suas respostas e discutir com a turma as possíveis soluções.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos, em grupo, escolhem um tema para criar uma história utilizando o If Clause - Tipo 2. Cada aluno deve contribuir com uma das frases da história. Forneça sugestões de temas, como "If I had a superpower", "If I could travel on time", "If I could change something from the past".

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Oriente os alunos a apresentarem suas histórias.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Peça que os alunos preencham o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, compartilhando o que aprenderam e suas dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a colaboração e trabalho em equipe;
  • Desenvolver a habilidade de usar o If Clauses - Tipo 2 corretamente;
  • Estimular a colaboração e o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do If Clauses - Tipo 2;
  • Participação e colaboração em atividades em grupo;
  • Criatividade na criação de uma história com a estrutura If Clauses - Tipo 2.

Ações do professor

  • Apresentação do conteúdo de forma clara e objetiva;
  • Auxílio na resolução dos exercícios;
  • Correção dos exercícios em grupo;
  • Estímulo à colaboração e participação dos alunos;
  • Acompanhamento da criação do template de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Colaboração com os colegas em exercícios e atividades em grupo;
  • Criação e preenchimento adequado do template de registro de aprendizagem;
  • Criatividade na criação da história com a estrutura If Clauses - Tipo 2.