Aula sobre If Clauses Tipo 2

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


As "If Clauses - Tipo 2" são estruturas gramaticais importantes no aprendizado da língua inglesa, pois permitem expressar ideias hipotéticas e especulativas.

Essas estruturas são usadas para falar sobre situações hipotéticas no presente ou no futuro.

Por exemplo:

_"If I had more money, I would buy a new car"_

_(Se eu tivesse mais dinheiro, eu compraria um carro novo)._

Nesta atividade, os alunos aprenderão a identificar e empregar corretamente as "If Clauses - Tipo 2" em diferentes contextos.

A metodologia adotada será o Estudo de Caso, onde os alunos trabalharão em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Ao final, eles deverão criar um infográfico para disseminar a informação.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie introduzindo o tema "If Clauses - Tipo 2". Explique o conceito e dê exemplos práticos para que os alunos possam compreender a estrutura gramatical.

    Apresente também a metodologia Estudo de Caso e explique como ela será aplicada na atividade.


  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e forneça a cada grupo um tema para trabalhar.

    Os temas podem ser relacionados a problemas sociais, ambientais, econômicos ou culturais.


  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido.

    Eles deverão explicar o problema e por que ele é importante.


  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão fazer pesquisas e entrevistas com pessoas da escola ou da comunidade para coletar informações sobre o problema selecionado. Eles deverão anotar as informações mais relevantes.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar as informações coletadas e identificar as causas e os possíveis encaminhamentos da situação- problema escolhida.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar as informações obtidas em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Eles deverão discutir as diferenças entre as informações e como isso pode afetar a solução do problema.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Agora, eles deverão discutir como contribuir para a disseminação da informação sobre o problema e criar um infográfico, com apoio do professor. Para isso, selecione previamente e forneça exemplos de infográficos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar adequadamente as "If Clauses - Tipo 2".
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar problemas e propor soluções.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das "If Clauses - Tipo 2" em diferentes contextos.
  • Identificação correta do problema e das causas.
  • Proposição de soluções viáveis e criativas.
  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Criação de um infográfico claro e informativo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia.
  • Dividir a turma em grupos e dar temas para trabalhar.
  • Orientar os grupos durante todo o processo.
  • Estimular a participação ativa e a colaboração em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Fazer pesquisas e entrevistas para coletar informações sobre o problema.
  • Analisar as informações coletadas e propor soluções criativas e viáveis.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
  • Criar um infográfico claro e informativo para disseminar a informação.