Aula sobre If Clauses Tipo 2
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Essas estruturas são usadas para falar sobre situações hipotéticas no presente ou no futuro.
Por exemplo:
_"If I had more money, I would buy a new car"_
_(Se eu tivesse mais dinheiro, eu compraria um carro novo)._
Nesta atividade, os alunos aprenderão a identificar e empregar corretamente as "If Clauses - Tipo 2" em diferentes contextos.
A metodologia adotada será o Estudo de Caso, onde os alunos trabalharão em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Ao final, eles deverão criar um infográfico para disseminar a informação.
Etapa 1 - Introdução
Inicie introduzindo o tema "If Clauses - Tipo 2". Explique o conceito e dê exemplos práticos para que os alunos possam compreender a estrutura gramatical.Apresente também a metodologia Estudo de Caso e explique como ela será aplicada na atividade.
Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e forneça a cada grupo um tema para trabalhar.Os temas podem ser relacionados a problemas sociais, ambientais, econômicos ou culturais.
Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido.Eles deverão explicar o problema e por que ele é importante.
Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos deverão fazer pesquisas e entrevistas com pessoas da escola ou da comunidade para coletar informações sobre o problema selecionado. Eles deverão anotar as informações mais relevantes.Etapa 5 - Análise do contexto
Os grupos deverão analisar as informações coletadas e identificar as causas e os possíveis encaminhamentos da situação- problema escolhida.Etapa 6 - Comparação
Os grupos deverão comparar as informações obtidas em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Eles deverão discutir as diferenças entre as informações e como isso pode afetar a solução do problema.Etapa 7 - Soluções
Agora, eles deverão discutir como contribuir para a disseminação da informação sobre o problema e criar um infográfico, com apoio do professor. Para isso, selecione previamente e forneça exemplos de infográficos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar adequadamente as "If Clauses - Tipo 2".
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar problemas e propor soluções.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das "If Clauses - Tipo 2" em diferentes contextos.
- Identificação correta do problema e das causas.
- Proposição de soluções viáveis e criativas.
- Participação ativa e colaboração em grupo.
- Criação de um infográfico claro e informativo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia.
- Dividir a turma em grupos e dar temas para trabalhar.
- Orientar os grupos durante todo o processo.
- Estimular a participação ativa e a colaboração em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback construtivo.
Ações do aluno
- Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
- Fazer pesquisas e entrevistas para coletar informações sobre o problema.
- Analisar as informações coletadas e propor soluções criativas e viáveis.
- Trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
- Criar um infográfico claro e informativo para disseminar a informação.