Aula sobre If Clauses Tipo 2

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As If Clauses são estruturas condicionais utilizadas para expressar situações hipotéticas, que podem ou não ser verdadeiras. If Clauses Tipo 2 (segunda condição) referem-se a situações hipotéticas no presente ou no futuro, que são improváveis ou impossíveis de se realizar. Os verbos utilizados nesta estrutura são no passado simples, e a expressão no modal 'would' é utilizada para expressar o resultado dessa condição hipotética.

  1. Etapa 1 - Jogo dos Porquês

    Faça um jogo "dos porquês" para revisar a estrutura do tipo 2 das If Clauses. Faça algumas perguntas com a expressão "If... (hipótese), what would you... (resultado)?", e os alunos deverão responder com a estrutura correta. Premie a primeira equipe que acertar e mostre exemplos de respostas corretas.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Faça um brainstorming em sala de aula para que os alunos possam discutir e compartilhar ideias sobre jogos e suas características. Apresente exemplos e incentive as equipes a compartilhar sua própria experiência de jogo.

  3. Etapa 3 - Criação dos Mapas de Registro

    Os alunos serão divididos em equipes e deverão criar um mapa de registro para o jogo que criarão. As equipes deverão preencher todos os campos do mapa, considerando o objetivo do jogo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas e as informações para o consumidor final. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  4. Etapa 4 - Preparação das Apresentações

    Cada equipe deverá preparar uma apresentação para explicar seu jogo aos colegas. Eles devem ser criativos e explicar de forma clara e detalhada todas as informações que preencheram no mapa de registro.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Jogos

    Cada equipe fará sua apresentação e apresentará seu jogo aos colegas. Faça perguntas sobre o jogo para que a equipe possa explicar melhor.

  6. Etapa 6 - Avaliação dos Jogos pelos Alunos

    Os alunos serão convidados a avaliar os jogos apresentados segundo os critérios estabelecidos. Eles deverão preencher um formulário com suas avaliações.

  7. Etapa 7 - Reflexão e Feedback

    Faça uma reflexão, incentivando os alunos a compartilhar o que aprenderam, as dificuldades que enfrentaram e o que acharam da atividade. Forneça feedback sobre a atividade e avaliações dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender as funções das condicionais do tipo 2 e empregar adequadamente as formas verbais nas orações
  • Desenvolver habilidades de escrita e oralidade através da criação e apresentação de jogos
  • Estimular a criatividade, a inovação e o trabalho em equipe

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da estrutura do tipo 2 das If Clauses
  • Coerência entre o objetivo do jogo e os desafios propostos
  • Níveis equilibrados e esquema de recompensas satisfatório
  • Informações claras e completas para o consumidor final
  • Apresentação criativa e bem estruturada

Ações do professor

  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos
  • Incentivar a criatividade e a inovação
  • Fornecer feedback construtivo e incentivar a reflexão sobre a atividade

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em equipe
  • Pesquisar e discutir sobre jogos e suas características
  • Criar e apresentar um jogo criativo e inovador.