Aula sobre If Clauses Tipo 2

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Existem diferentes tipos de condicionais e nesta aula vamos estudar o tipo 2. O If Clauses - Tipo 2 é usado para falar sobre situações hipotéticas no presente ou no futuro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o objetivo da atividade que será realizada.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a sala em grupos de 3 a 4 alunos e explique que eles irão trabalhar em estações. Explique a estrutura do If Clauses - Tipo 2 e dê alguns exemplos de frases.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Explicação e Exercícios

    Nesta primeira estação, os alunos farão alguns exercícios para fixar o conteúdo.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Jogos

    Na estação dois haverão jogos educativos para praticar o uso do If Clauses - Tipo 2.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Leitura

    Na estação três, os alunos lerão um texto que usa o If Clauses - Tipo 2 e responderão a algumas perguntas sobre ele.

  6. Etapa 6 - Criação do Modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Entregue a cada grupo um papel onde deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Explique que essa será uma ferramenta para avaliar a atividade.

  7. Etapa 7 - Socialização dos Modelos

    Os grupos apresentarão seus modelos. Aproveite este momento para revisar o conteúdo, tirar possíveis dúvidas e fazer as considerações necessárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades linguísticas em inglês.
  • Promover a interação e colaboração em equipe.
  • Estimular o pensamento crítico e criatividade.

Critérios de avaliação

  • Uso correto do If Clauses - Tipo 2.
  • Participação e colaboração em equipe.
  • Clareza e criatividade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da atividade.
  • Organizar e acompanhar as estações.
  • Fazer considerações sobre o trabalho apresentado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em cada estação.
  • Trabalhar em equipe.
  • Criar um modelo criativo e organizado do Dinâmica dos 3 Qs.