Aula sobre If Clauses Tipo 2
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Existem diferentes tipos de condicionais e nesta aula vamos estudar o tipo 2. O If Clauses - Tipo 2 é usado para falar sobre situações hipotéticas no presente ou no futuro.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique o objetivo da atividade que será realizada.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a sala em grupos de 3 a 4 alunos e explique que eles irão trabalhar em estações. Explique a estrutura do If Clauses - Tipo 2 e dê alguns exemplos de frases.Etapa 3 - Estação 1 - Explicação e Exercícios
Nesta primeira estação, os alunos farão alguns exercícios para fixar o conteúdo.Etapa 4 - Estação 2 - Jogos
Na estação dois haverão jogos educativos para praticar o uso do If Clauses - Tipo 2.Etapa 5 - Estação 3 - Leitura
Na estação três, os alunos lerão um texto que usa o If Clauses - Tipo 2 e responderão a algumas perguntas sobre ele.Etapa 6 - Criação do Modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Entregue a cada grupo um papel onde deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Explique que essa será uma ferramenta para avaliar a atividade.Etapa 7 - Socialização dos Modelos
Os grupos apresentarão seus modelos. Aproveite este momento para revisar o conteúdo, tirar possíveis dúvidas e fazer as considerações necessárias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades linguísticas em inglês.
- Promover a interação e colaboração em equipe.
- Estimular o pensamento crítico e criatividade.
Critérios de avaliação
- Uso correto do If Clauses - Tipo 2.
- Participação e colaboração em equipe.
- Clareza e criatividade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da atividade.
- Organizar e acompanhar as estações.
- Fazer considerações sobre o trabalho apresentado pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente em cada estação.
- Trabalhar em equipe.
- Criar um modelo criativo e organizado do Dinâmica dos 3 Qs.