Aula sobre If Clauses Tipo 2

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O If Clauses - Tipo 2 é usado para falar sobre uma situação que é improvável ou impossível de acontecer. Por exemplo: "If I was a billionaire, I would buy a private island." Nesta aula, os estudantes trabalharão a temática, através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Dar acesso ao material

    Antes da aula, disponibilize aos alunos o conteúdo escrito sobre "If Clauses - Tipo 2" e sugestões de exercícios para poderem estudar em casa. Esse material pode ser entregue por meio de uma cartilha ou fichas que serão distribuídas para cada aluno.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na aula, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, peça que os alunos formem grupos e criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, utilizando uma linguagem visual. Forneça os materiais necessários, como cartolinas, canetas, tesouras e cola.

  3. Etapa 3 - Apresentação das Dinâmicas

    Na sequência, cada grupo deve apresentar sua Dinâmica dos 3 Qs criada na etapa anterior. Eles devem explicar como funciona a dinâmica e o que esperam alcançar com ela. Faça perguntas para entender melhor as estratégias utilizadas pelos alunos.

  4. Etapa 4 - Exercícios em dupla

    Os alunos devem ser divididos em duplas e receber um conjunto de exercícios sobre If Clauses - Tipo 2. Eles devem responder às perguntas, discutindo com seus parceiros. Circule pela sala, auxiliando os alunos que tiverem dúvidas.

  5. Etapa 5 - Explicação em grupo

    Reúna novamente a turma e peça que cada dupla compartilhe suas respostas com os demais colegas. Essa etapa é importante para que os alunos compartilhem suas ideias e entendimentos sobre a matéria. Aproveite o momento para avaliar o nível de conhecimento da turma.

  6. Etapa 6 - Produção de Texto

    Por fim, os alunos devem produzir um pequeno texto em inglês utilizando o If Clause - Tipo 2. Forneça um tema para os alunos, como "If I could travel anywhere, I would go to...". Os alunos devem escrever um texto hipotético sobre essa situação usando o tempo verbal correto.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nas intencionalidades pedagógicas, critérios de avaliação e ações dos alunos e professores.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as funções das condicionais e empregar adequadamente, as formas verbais nas orações do tipo 2 (If clauses);
  • Estimular a criatividade e a cooperação em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de escrita em inglês.

Critérios de avaliação

  • Uso correto das formas verbais nas If Clauses - Tipo 2;
  • Cooperação em grupo;
  • Qualidade da produção escrita.

Ações do professor

  • Disponibilizar material de estudo antes da aula;
  • Auxiliar os alunos que tiverem dúvidas durante a realização dos exercícios;
  • Avaliar os alunos com base nos critérios pré-estabelecidos.

Ações do aluno

  • Estudar o material de estudo antes da aula;
  • Trabalhar em grupo para criar a Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participar ativamente da realização dos exercícios e da produção de texto.