Aula sobre If Clauses

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


If clauses são estruturas gramaticais importantes em Inglês e são usadas para expressar condições e possibilidades.

Elas são comuns na língua falada e escrita e são essenciais para a comunicação efetiva em inglês.

Por exemplo:

"If it rains, I will stay at home"

(Se chover, eu ficarei em casa)

Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre as diferentes formas de if clauses e como usá-las corretamente.

Eles também terão a oportunidade de criar um modelo de avaliação por pares, o que ajudará a desenvolver suas habilidades de avaliação e comunicação.


  1. Etapa 1 - Apresentação

    Comece fazendo uma breve revisão sobre o que são if clauses e como elas são usadas. Apresente exemplos práticos e peça aos alunos que compartilhem suas próprias experiências de uso de if clauses no dia a dia.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe um conjunto de frases que contém if clauses. Eles discutem em grupo e identificam qual tipo de if clause é usada em cada frase.

  3. Etapa 3 - Elaboração do modelo de avaliação por pares

    Cada grupo recebe um modelo de modelo de avaliação por pares e deve preencher os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresenta suas avaliações e justifica suas notas. Discuta com a turma as diferentes avaliações e ajude a esclarecer quaisquer dúvidas.

  5. Etapa 5 - Prática de escrita

    Os alunos recebem uma lista de frases incompletas e devem completá-las usando if clauses. Eles trabalham em pares para revisar e corrigir suas respostas.

  6. Etapa 6 - Prática de fala

    Os alunos trabalham em pares novamente e praticam a construção de frases com if clauses, usando situações do cotidiano como contexto.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Encerre pedindo aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as funções das condicionais e empregar adequadamente as formas verbais nas orações dos tipos 1 e 2 (if clauses).
  • Desenvolver a habilidade de avaliação e comunicação dos alunos.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação dos alunos em discussões em grupo.
  • Fornecer feedback construtivo aos alunos durante as atividades.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para identificar os diferentes tipos de if clauses.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Praticar a escrita e a fala usando if clauses em situações do cotidiano.