Aula sobre If Clauses
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Elas são encontradas em diversas situações cotidianas, como em conversas, textos, músicas e filmes.
Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios de pessoas que podem estar em diferentes situações que envolvam condições.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Introduza o tema "If Clauses" e explique como elas são utilizadas na língua inglesa. Dê exemplos práticos para ilustrar o assunto.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas.Cada grupo receberá um tema diferente que envolva condições, como "estar em uma cidade muito quente", "ter um animal de estimação", "estar em uma situação de conflito", entre outros, para criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios das pessoas que podem estar nessas situações.
Etapa 3 - Identificação das "If Clauses"
Cada grupo deverá identificar as "If Clauses" que podem ser utilizadas para descrever as condições presentes em seu mapa de empatia.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de "If Clauses" que podem ser utilizadas em diferentes situações, como conversas e textos.Etapa 5 - Atividade em grupo
Cada grupo deverá criar uma história que envolva as "If Clauses" identificadas em seu mapa de empatia. Eles poderão utilizar os exemplos práticos apresentados pelo professor para se inspirar.Etapa 6 - Apresentação das histórias
Cada grupo apresentará a história criada para a turma, utilizando as "If Clauses" identificadas em seu mapa de empatia.Etapa 7 - Conclusão
Conclua sobre o tema e incentive os alunos a utilizarem as "If Clauses" em suas conversas e textos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as funções das condicionais e empregar adequadamente as formas verbais nas orações dos tipos 1 e 2 (If Clauses).
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos alunos.
- Desenvolver a empatia dos alunos e sua capacidade de entender as necessidades e desafios de pessoas em diferentes situações.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das "If Clauses" em cada mapa de empatia.
- Criação de uma história coerente que envolva as "If Clauses" identificadas.
- Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
- Utilização adequada das formas verbais nas orações dos tipos 1 e 2 (If Clauses).
- Apresentação clara e criativa da história criada pelo grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Apresentar exemplos práticos de "If Clauses".
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na atividade em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e incentivar os alunos a utilizarem as "If Clauses" em suas conversas e textos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Identificar corretamente as "If Clauses" em seu mapa de empatia.
- Criar uma história coerente que envolva as "If Clauses" identificadas.
- Utilizar adequadamente as formas verbais nas orações dos tipos 1 e 2 (If Clauses).
- Apresentar de forma clara e criativa a história criada pelo grupo.