Aula sobre If Clauses

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


As If Clauses são estruturas condicionais usadas para referir a possibilidade de algo acontecer, dependendo de uma condição. Essas estruturas são muito utilizadas em situações do cotidiano, em textos escritos ou falados, e são importantes para comunicar ideias e entender os diferentes tipos de condições que podem ser estabelecidas.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula com uma dinâmica de perguntas e respostas sobre situações hipotéticas que utilizam as estruturas If Clauses. Alguns exemplos:

    \- If it rains today, will you go to the cinema?

    \- If you had a million dollars, what would you do with it?


  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas e receberão um caso hipotético no qual deverão identificar as If Clauses presentes e as possibilidades condicionais. Você pode fornecer um texto ou criar um caso específico para a turma.

  3. Etapa 3 - Análise do caso

    Cada grupo deve analisar o caso recebido e preencher o modelo de infográfico criado pelo professor, colocando as lacunas que identificaram durante a análise.

  4. Etapa 4 - Debate

    Modere uma discussão em grupo, na qual cada grupo apresenta seu caso e discute as possíveis soluções condicionais. Os grupos devem explicar seus raciocínios e como chegaram às suas conclusões.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Distribua e corrigir exercícios relacionados às If Clauses, para que os alunos possam praticar e fixar os conceitos aprendidos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos podem, individualmente, preencher um questionário com questões objetivas sobre os conteúdos abordados em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo dos conteúdos abordados em sala e motive e encorajar os alunos a praticar as estruturas condicionais em seus estudos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreensão do uso e aplicação das If Clauses.
  • Estimular o trabalho em equipe, a colaboração e a comunicação.
  • Proporcionar aos alunos uma abordagem prática, contextualizada e envolvente do tema.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de análise e interpretação dos casos estudados.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Desempenho nos exercícios propostos.
  • Compreensão e aplicação adequada das If Clauses.
  • Desenvolvimento da habilidade de trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Elaborar um caso hipotético para a atividade.
  • Criar um modelo de infográfico para que os alunos possam preencher.
  • Fornecer exercícios de fixação do conteúdo.
  • Moderar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Estimular e motivar os alunos para a prática das estruturas condicionais.

Ações do aluno

  • Identificar as If Clauses presentes no caso estudado.
  • Discutir em grupo as possibilidades condicionais e soluções.
  • Preencher o modelo de infográfico com as lacunas adequadas.
  • Realizar os exercícios de fixação do conteúdo.
  • Participar ativamente da aula e da discussão em grupo.