Aula sobre If Clauses

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula sobre If Clauses, é importante contextualizar o assunto relacionando-o com situações do cotidiano dos alunos, por exemplo:

- Se você pudesse escolher qualquer lugar do mundo para visitar, para onde iria?

- Se você tivesse muito dinheiro, o que compraria?

- Se você pudesse ter um superpoder, qual seria?


  1. Etapa 1 - Apresentação do Tema

    Inicie a atividade explicando o que são "If Clauses" e sua importância no idioma inglês. Utilize exemplos práticos para demonstrar a aplicação das condicionais e sua relação com situações reais do dia a dia.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Divida os alunos em grupos e explique o conceito da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.Entregue aos estudantes um material com informações sobre "If Clauses" para ser estudado em casa como uma preparação para a aula seguinte.

  3. Etapa 3 - Elaboração do Mapa Conceitual

    Em sala de aula, entregue aos alunos um papel e um lápis para criar um mapa conceitual sobre "If Clauses". Peça para escreverem a ideia central do tema no centro do papel e, ao seu redor, os subtópicos relacionados ao assunto.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Após a elaboração dos mapas conceituais, organize a discussão em grupo para revisar e ampliar as ideias desenvolvidas pelos alunos. Peça para que os estudantes apresentem as suas ideias e as discutam com os demais colegas, trocando feedbacks.

  5. Etapa 5 - Exercícios em Sala de Aula

    Utilize exercícios em sala de aula para que os alunos desenvolvam a sua compreensão e aplicação das "If Clauses". Crie situações hipotéticas e peça para que os alunos elaborem frases com as condicionais.

  6. Etapa 6 - Jogos Didáticos

    Utilize jogos didáticos para tornar a aula mais lúdica e envolvente. Crie jogos que envolvam o uso das condicionais para que os alunos possam interagir e praticar o tema de forma descontraída.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação da turma com base nos critérios estabelecidos anteriormente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Ampliar o conhecimento dos alunos sobre as "If Clauses" no idioma inglês;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar corretamente as condicionais nas orações dos tipos 1 e 2;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas em sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema;
  • Aplicação correta das regras gramaticais;
  • Participação efetiva nas atividades em sala de aula e na elaboração do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Acompanhar a elaboração dos mapas conceituais;
  • Oferecer feedbacks aos alunos;
  • Corrigir e explicar as falhas cometidas nos exercícios.

Ações do aluno

  • Participação ativa nas atividades;
  • Realização do mapa conceitual em casa;
  • Aplicação eficaz das condicionais nas atividades propostas.