Aula sobre If I Were

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tema "If I were..." é muito utilizado para treinar as orações condicionais, que são muito utilizadas em textos em língua inglesa. Nesta atividade, os alunos vão desenvolver um diário de bordo, em que vão criar soluções para diferentes problemas, utilizando as formas verbais das orações condicionais. Exemplos práticos:

- If I were a bird, I would fly away.

- If I had more time, I would study English every day.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente a temática da aula e explique o que são as orações condicionais. Você pode utilizar exemplos práticos para ilustrar o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deve definir um problema que pode ser resolvido com as orações condicionais.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem discutir e gerar alternativas para solucionar o problema que definiram. Eles devem usar as orações condicionais do tipo 1 e 2.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deve escolher a melhor alternativa e apresentá-la para a turma. Incentive o uso das orações condicionais durante a apresentação.

  6. Etapa 6 - Construção do diário de bordo

    Os alunos devem construir um diário de bordo, colocando nele o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida.

  7. Etapa 7 - Apresentação do diário de bordo

    Os grupos apresentam o diário de bordo criado para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as funções e empregar adequadamente as formas verbais nas orações condicionais.
  • Desenvolver a criatividade dos alunos para criar soluções para problemas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos para trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das formas verbais utilizadas nas orações condicionais.
  • Criatividade na geração de alternativas para solucionar o problema.
  • Cooperação e trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o assunto das orações condicionais.
  • Organizar a divisão dos grupos de alunos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na geração de soluções.

Ações do aluno

  • Identificar problemas que possam ser resolvidos com as orações condicionais.
  • Gerar alternativas para solucionar o problema.
  • Trabalhar em grupo para chegar a uma solução final.