Aula sobre If I Were

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula perguntando aos alunos sobre seus sonhos e o que eles fariam se pudessem ser qualquer coisa por um dia. Em seguida, apresentar o tema "If I were..." como uma forma de expressar desejos e hipóteses.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente exemplos de estruturas de frases com "if clauses" e peça para que os alunos identificarem as formas verbais corretas para cada tipo de oração condicional.

  2. Etapa 2 - Divisão das duplas

    Divida a turma em duplas e peça para que elas criem uma ideia central para o mapa conceitual sobre "If I were...". Exemplo: "Se pudesse ser um personagem de desenho animado".Em seguida, as duplas devem criar 8 sub-ideias relacionadas ao tema e desenhá-las em um papel.

  3. Etapa 3 - Troca dos mapas conceituais

    Cada dupla deve trocar seus mapas conceituais com outra dupla para poderem fazer anotações e comentários sobre como melhorar.

  4. Etapa 4 - Reescrita

    Cada dupla deve aprimorar seu próprio mapa conceitual com base nos comentários recebidos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    As duplas devem apresentar seus mapas conceituais para a turma e explicar suas ideias centrais e sub-ideias.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Medie uma discussão em que a turma possa apontar semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Para finalizar, os alunos devem escrever frases com "if clauses" utilizando as formas verbais corretas para cada tipo de oração condicional e compartilhar com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver pensamento crítico e criativo dos alunos.
  • Estimular a cooperação e colaboração entre os alunos.
  • Aprimorar a capacidade de expressão oral e escrita em inglês.

Critérios de avaliação

  • Coerência do mapa conceitual.
  • Correção gramatical das frases com "if clauses".
  • Participação e cooperação na dinâmica em grupo.

Ações do professor

  • Mediar a construção dos mapas conceituais.
  • Corrigir eventuais erros gramaticais.
  • Estimular a participação e interação dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar ideias centrais e sub-ideias para o mapa conceitual.
  • Trocar e aprimorar seus próprios mapas conceituais com comentários de outras duplas.
  • Apresentar e explicar o mapa conceitual criado.
  • Escrever frases com "if clauses" e compartilhar com a turma.