Aula sobre If I Were

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema "If I were..." é uma das formas condicionais em inglês e é importante para que os alunos compreendam as estruturas das orações condicionais do tipo 1 e 2. Essas orações são muito utilizadas em conversas cotidianas e em textos escritos em inglês.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema "If I were..." e explique a importância dele nas condicionais em inglês. Dê exemplos de frases com o condicional. Exemplos práticos:

    \- If I were a millionaire, I would buy a big house.

    \- If I were you, I would study harder for the test.


  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e entregue para cada grupo um papel A4 dividido em oito partes. Cada parte será um espaço para os alunos desenvolverem o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Criação do fanzine

    Apresente alguns subtópicos para os alunos desenvolverem em seu fanzine, como, por exemplo: "If I were a superhero", "If I were a famous musician", "If I were a teacher". Os alunos escolhem um subtópico e começam a desenvolver seu fanzine.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do fanzine

    Os alunos começam a escrever as frases condicionais do tipo 1 e 2 para compor seus fanzines. Acompanhe e orienta os alunos, tirando dúvidas e explicando as estruturas das orações.

  5. Etapa 5 - Colocando ilustrações

    Os alunos acrescentam desenhos e ilustrações em seus fanzines para deixá-los mais atraentes e visuais.

  6. Etapa 6 - Apresentação do fanzine

    Os grupos apresentam seus fanzines para a turma, explicando as escolhas de temas e as frases condicionais utilizadas. Avalie a participação e o envolvimento de cada grupo na atividade.

  7. Etapa 7 - Revisão

    Faça uma revisão dos conceitos apresentados e tire dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as estruturas das condicionais em inglês.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na produção de um fanzine.
  • Trabalhar em grupo e desenvolver habilidades sociais.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na produção dos fanzines.
  • Correta utilização das estruturas das condicionais em inglês.
  • Qualidade das ilustrações e desenhos nos fanzines.

Ações do professor

  • Orientar e acompanhar os alunos na produção dos fanzines.
  • Explicar e tirar dúvidas sobre as estruturas das condicionais em inglês.
  • Avaliar a participação e envolvimento dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na produção dos fanzines.
  • Desenvolver frases condicionais do tipo 1 e 2 para compor os fanzines.
  • Acrescentar desenhos e ilustrações nos fanzines para deixá-los mais atraentes.