Aula sobre If I Were

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Antes de iniciar a atividade, apresente algumas situações hipotéticas, como: "If you could be any animal, what would you be?" ou "If you could travel to any country, where would you go?". Dessa forma, os alunos já começam a pensar em situações condicionais e em como expressá-las em inglês.


  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o tema "If I were..." e explique o uso das condicionais (If clauses) do tipo 1 e 2. Ele também pode mostrar exemplos de frases começando com "If I were..." e como elas são construídas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de criar uma situação hipotética usando "If I were...". A ideia é fazer com que eles trabalhem juntos e usem a criatividade para pensar em situações diferentes.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresenta sua situação hipotética para a turma e discute qual a melhor forma de expressá-la em inglês. Você pode dar dicas e sugestões para ajudá-los nessa etapa.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Explique a metodologia utilizada e demonstre para os alunos qual o papel do método e deles nesse contexto. Cada grupo cria um modelo de design sprint com 5 etapas para desenvolver a situação hipotética escolhida. As etapas são: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentam o resultado de seus modelos para a turma e avaliam o trabalho uns dos outros. O professor também pode avaliar a participação e o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de criar situações hipotéticas usando as condicionais do tipo 1 e 2.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a prática da língua inglesa de forma lúdica e dinâmica.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Correção gramatical e adequação ao uso das condicionais.
  • Criatividade e originalidade na criação das situações hipotéticas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar as condicionais do tipo 1 e 2.
  • Orientar os grupos na criação das situações hipotéticas.
  • Dar feedback aos alunos durante o processo de criação e desenvolvimento dos modelos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar as situações hipotéticas.
  • Utilizar corretamente as condicionais do tipo 1 e 2 na elaboração dos modelos.
  • Apresentar os resultados e avaliar o trabalho dos colegas.