Aula sobre If I Were

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a atividade explicando brevemente sobre as condicionais e sua aplicação em situações cotidianas e também em canções populares em inglês. Em seguida, pode introduzir o tema "If I were..." e sua estrutura.

  1. Etapa 1 - Estudo de caso

    Apresente uma situação hipotética por meio de um estudo de caso envolvendo personagens fictícios. O objetivo é que os alunos entendam a estrutura das condicionais do tipo 2. Exemplo: "If you were in a desert island, what would you do?" Pense situações nos quais eles gostariam de se aprofundar através da pesquisa.

  2. Etapa 2 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para criarem um modelo de infográfico com espaços em branco a serem preenchidos com informações relacionadas ao estudo de caso. Para isso, peça que os alunos identifiquem um problema e definam a temática da pesquisa.

  3. Etapa 3 - levantamento e leitura

    Peça que os grupos façam um levantamento de informações e dados. Pode ser entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros. Com base nisso, eles vão criar seus infográficos e trocar seus modelos entre si, além de fazer a leitura individual do material.

  4. Etapa 4 - Compreensão

    Os alunos devem responder perguntas sobre as informações obtidas na leitura e também sobre a estrutura da condicional do tipo 2.

  5. Etapa 5 - Aprofundamento

    Apresente novos exemplos de situações hipotéticas com a estrutura da condicional do tipo 2, incentivando a participação dos alunos. Peça que a turma compare as informações da leitura com as pesquisas feitas anteriormente.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Oriente os alunos a produzir frases utilizando a estrutura da condicional do tipo 2 e, posteriormente, socializar com a turma. Peça que eles pensem nas soluções para as perguntas feitas: “O que meu grupo poderia fazer para contribuir com a disseminação da informação?”

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação para verificar se os alunos compreenderam a estrutura da condicional do tipo 2, bem como sua aplicação em situações hipotéticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comunicar-se em inglês.
  • Reconhecer a estrutura e aplicação das condicionais do tipo 2.
  • Fazer uso de estratégias colaborativas para a construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Habilidade em compreender a estrutura das condicionais do tipo 2.
  • Habilidade em produzir frases utilizando a estrutura das condicionais do tipo 2.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de situações hipotéticas utilizando a estrutura da condicional do tipo 2.
  • Orientar os alunos na produção dos modelos de infográfico e nas atividades.
  • Propor perguntas para avaliar a compreensão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Produzir frases utilizando a estrutura da condicional do tipo 2.
  • Trabalhar em equipe na construção dos modelos de infográfico.