Aula sobre If I Were

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A atividade sobre "If I were..." é uma oportunidade para os alunos praticarem o uso das condicionais e formas verbais nas orações do tipo 1 e 2. Utilizando a metodologia ativa da Gamificação, os alunos serão estimulados a criar um mapa de registro de um jogo que engaje e motive os jogadores a alcançarem objetivos e superarem desafios.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema "If I were..." e explique o uso das condicionais na língua inglesa. Em seguida, dê exemplos práticos de uso das condicionais na vida cotidiana.

  2. Etapa 2 - Brainstorm para criação do jogo

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo terá a tarefa de criar um jogo utilizando o mapa de registro. Explique o que deve constar em cada campo do mapa de registro e permita que os alunos façam um brainstorm para gerar ideias.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo

    Com a sua ajuda, os grupos irão desenvolver seus jogos em sala de aula utilizando apenas recursos disponíveis como papel, caneta, lápis, tesoura, cola etc. Os jogos devem ter um objetivo claro, desafios a serem vencidos, níveis de dificuldade, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e um motivo pelo qual o jogo é engajador e será um sucesso.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentar seu jogo para turma explicando o que consta em cada campo do mapa de registro e como funciona o jogo.

  5. Etapa 5 - Jogar os jogos

    Cada grupo vai jogar o jogo desenvolvido por outro grupo e registrar suas pontuações em um quadro do lado de fora da sala de aula.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Com base na experiência de jogar os jogos, a turma irá discutir o que funcionou bem em cada jogo, o que precisa ser melhorado e como os jogos estavam relacionados com o uso das condicionais na língua inglesa.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a atividade observando a qualidade dos jogos criados, a participação e engajamento dos alunos durante o desenvolvimento dos jogos e a participação na discussão final.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de uso das condicionais na língua inglesa.
  • Estimular a criatividade e cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral em inglês.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos jogos criados pelos alunos.
  • Participação e engajamento dos alunos durante a atividade.
  • Participação na discussão final.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia.
  • Auxiliar os alunos no desenvolvimento dos jogos.
  • Avaliar a atividade.

Ações do aluno

  • Criar um jogo utilizando o mapa de registro.
  • Jogar os jogos criados pelos outros grupos.
  • Participar da discussão final.