Aula sobre Igreja E Cultura Na Idade Media

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Idade Média é um período histórico que se estendeu do século V ao XV e foi marcado por diversas transformações sociais, políticas e culturais. Nesse período, a Igreja Católica teve um papel fundamental na organização da sociedade, influenciando a cultura e os modos de vida das pessoas. Nesta aula, vamos explorar o papel da Igreja na cultura medieval, analisando como ela influenciou a arte, a arquitetura, a literatura e a organização social. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da Igreja na cultura medieval. Em seguida, irá propor aos alunos que formem grupos de 4 a 5 pessoas para trabalhar em conjunto.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente um problema relacionado ao tema, como, por exemplo: "Como a Igreja influenciou a arquitetura medieval?". Os alunos deverão discutir em grupo e elaborar uma resposta para o problema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre o tema em livros, artigos e sites confiáveis. Você pode selecionar e disponibilizar materiais de apoio para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão discutir as informações encontradas e elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma, explicando as informações encontradas e as conclusões a que chegaram.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala

    Após as apresentações, conduza uma discussão em sala de aula, aprofundando o tema e esclarecendo dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em elaborar conclusões a partir de informações coletadas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Coerência e clareza na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da apresentação realizada.
  • Participação ativa na discussão em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da Igreja na cultura medieval.
  • Propor um problema relacionado ao tema.
  • Disponibilizar materiais de apoio para auxiliar na pesquisa.
  • Conduzir a discussão em sala de aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo.
  • Realizar pesquisa sobre o tema.
  • Elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o template para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em sala de aula.