Aula sobre Igreja E Cultura Na Idade Media
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A Idade Média é um período histórico que desperta muita curiosidade e interesse nos estudantes. Nesta aula, vamos explorar o papel da Igreja na cultura e nos modos de organização social durante esse período. Para tornar a aula mais envolvente, podemos trazer exemplos práticos, como a arquitetura das igrejas medievais, as festas religiosas e as crenças populares da época. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, contextualizando-o no período histórico da Idade Média. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares.Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos terão 30 minutos para pesquisar sobre o papel da Igreja na cultura e nos modos de organização social na Idade Média. Selecione e disponibilize materiais como livros, textos e vídeos para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Criação do template
Com base na pesquisa realizada, os grupos criarão um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando os critérios de avaliação escolhidos e como eles serão aplicados na avaliação dos trabalhos dos outros grupos.Etapa 5 - Trabalho em grupo
Os grupos terão 60 minutos para desenvolver um trabalho sobre o papel da Igreja na cultura e nos modos de organização social na Idade Média, utilizando os critérios de avaliação definidos no template. Oriente os grupos e tire as dúvidas durante o processo.Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo apresentará seu trabalho para a turma, que fará a avaliação utilizando o template criado pelos outros grupos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, destacando os principais pontos abordados durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar critérios de avaliação e avaliar o trabalho dos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e no trabalho em grupo.
- Tirar dúvidas e auxiliar os grupos durante o processo.
- Fazer a mediação da avaliação entre os grupos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o papel da Igreja na cultura e nos modos de organização social na Idade Média.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Desenvolver um trabalho em grupo utilizando os critérios de avaliação definidos no template.
- Avaliar o trabalho dos colegas utilizando o template criado pelos outros grupos.
- Participar das apresentações e da conclusão da aula.