Aula sobre Igreja E Cultura Na Idade Media
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A Idade Média é um período histórico que se estendeu do século V ao XV e é marcado por diversas transformações sociais, políticas e culturais. Nesse período, a Igreja Católica teve um papel fundamental na organização social e cultural da Europa Ocidental. A religião cristã influenciou a arte, a literatura, a arquitetura e a filosofia, além de ter sido responsável pela criação de instituições como as universidades e os hospitais. Nesta aula, vamos explorar o papel da Igreja na cultura medieval e como ela influenciou os modos de organização social. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos de forma colaborativa.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e contextualize a importância da Igreja na Idade Média. Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre a influência da Igreja na arte, literatura, arquitetura e filosofia medieval. Eles deverão registrar suas descobertas em um quadro ou papel.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo deverá escolher um dos aspectos pesquisados e criar um esboço de como a Igreja influenciou esse aspecto. Eles podem utilizar desenhos, palavras-chave ou qualquer outra forma de representação visual. Oriente os alunos a pensarem em como a Igreja influenciou a cultura medieval de forma positiva e negativa.Etapa 3 - Decidir
Os grupos deverão apresentar seus esboços e discutir em conjunto qual aspecto será escolhido para ser desenvolvido. Eles deverão justificar sua escolha e explicar como pretendem desenvolver o tema.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo deverá criar um protótipo do trabalho final. Eles podem utilizar materiais como papel, cartolina, lápis de cor, canetas, entre outros. Oriente os alunos a pensarem em como apresentar o trabalho de forma criativa e atrativa.Etapa 5 - Testar
Os grupos deverão apresentar seus protótipos para a turma e receber feedback dos colegas. Oriente os alunos a pensarem em como melhorar o trabalho a partir das sugestões recebidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a influência da Igreja na cultura medieval.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de apresentação oral e argumentação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade do esboço e do protótipo.
- Clareza e objetividade na apresentação oral.
- Capacidade de argumentação e defesa do trabalho.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e na escolha dos aspectos a serem desenvolvidos.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Dar feedbacks construtivos sobre os esboços e protótipos apresentados pelos grupos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks individuais.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Realizar a pesquisa de forma responsável e comprometida.
- Contribuir para a escolha do aspecto a ser desenvolvido.
- Criar um esboço e um protótipo criativos e bem elaborados.
- Apresentar o trabalho de forma clara e objetiva.