Aula sobre Igreja E Cultura Na Idade Media

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Idade Média é um período histórico que se estendeu do século V ao XV e foi marcado por diversas transformações sociais, políticas e culturais. Nesse período, a Igreja Católica teve um papel fundamental na organização da sociedade e na difusão da cultura. A aula sobre "Igreja e cultura na Idade Média" tem como objetivo analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando os objetivos da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão as instruções para a atividade.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos terão 20 minutos para pesquisar sobre o papel da Igreja Católica na cultura e nos modos de organização social na Idade Média. Selecione e disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor terão 30 minutos para preparar seus argumentos. A banca julgadora terá o mesmo tempo para preparar as perguntas que fará aos grupos. Os grupos defensor e opositor deverão buscar argumentos para defender ou refutar a influência da Igreja Católica na arte, literatura, arquitetura e filosofia medieval.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora fará perguntas aos grupos e os observadores poderão fazer comentários e questionamentos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos no debate e incentivará os alunos a refletirem sobre o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social na Idade Média.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e de defesa de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
  • Capacidade de responder às perguntas da banca julgadora.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da atividade.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate e incentivar a participação de todos os grupos.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos no debate.
  • Estimular a reflexão sobre o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social na Idade Média.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema.
  • Preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate.
  • Responder às perguntas da banca julgadora.
  • Fazer comentários e questionamentos como observadores.