Aula sobre Igreja E Cultura Na Idade Media
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A Idade Média é um período histórico que se estendeu do século V ao XV e foi marcado por diversas transformações sociais, políticas e culturais. Nesse período, a Igreja Católica teve um papel fundamental na organização da sociedade e na difusão da cultura. A aula de hoje tem como objetivo analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Essa metodologia permite que os alunos tenham uma participação mais ativa na construção do conhecimento e desenvolvam habilidades como trabalho em equipe e autonomia.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância da religião cristã na Idade Média e como ela influenciou a cultura e a organização social da época. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos.Etapa 2 - Estação 1 - Arte Sacra
Nessa estação, os alunos terão acesso a imagens de obras de arte sacra produzidas na Idade Média. Eles deverão analisar as imagens e identificar elementos que demonstrem a influência da religião cristã na arte da época. Em seguida, deverão produzir um desenho ou pintura inspirado nas obras analisadas.Etapa 3 - Estação 2 - Vida cotidiana
Nessa estação, os alunos terão acesso a textos e imagens que retratam a vida cotidiana na Idade Média. Eles deverão identificar elementos que demonstrem a influência da religião cristã na organização social e na vida cotidiana da época. Em seguida, deverão produzir um texto ou desenho que retrate a vida cotidiana na Idade Média.Etapa 4 - Estação 3 - Arquitetura
Nessa estação, os alunos terão acesso a imagens de construções arquitetônicas produzidas na Idade Média. Eles deverão analisar as imagens e identificar elementos que demonstrem a influência da religião cristã na arquitetura da época. Em seguida, deverão produzir um desenho ou maquete inspirado nas construções analisadas.Etapa 5 - Socialização
Ao final das atividades, os grupos deverão socializar suas produções e discutir as influências da religião cristã na arte, na vida cotidiana e na arquitetura da Idade Média.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema, destacando as principais influências da religião cristã na cultura e na organização social da Idade Média.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver habilidades como trabalho em equipe e autonomia.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos elementos que demonstram a influência da religião cristã na arte, na vida cotidiana e na arquitetura da Idade Média.
- Produção de desenhos, pinturas, textos ou maquetes inspirados nas obras e construções analisadas.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Realizar uma introdução clara e objetiva sobre o tema.
- Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Realizar uma conclusão que sintetize os principais pontos abordados na aula.
- Avaliar as produções dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Analisar as imagens e textos disponibilizados nas estações.
- Identificar elementos que demonstrem a influência da religião cristã na arte, na vida cotidiana e na arquitetura da Idade Média.
- Produzir desenhos, pinturas, textos ou maquetes inspirados nas obras e construções analisadas.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Socializar as produções e discutir as influências da religião cristã na cultura e na organização social da Idade Média.