Aula sobre Igreja E Cultura Na Idade Media

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Idade Média é um período histórico que se estendeu do século V ao XV e foi marcado por diversas transformações sociais, políticas e culturais. Nesse período, a Igreja Católica teve um papel fundamental na organização da sociedade e na difusão da cultura. A aula de hoje tem como objetivo analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Essa metodologia permite que os alunos tenham uma participação mais ativa na construção do conhecimento e desenvolvam habilidades como trabalho em equipe e autonomia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância da religião cristã na Idade Média e como ela influenciou a cultura e a organização social da época. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Arte Sacra

    Nessa estação, os alunos terão acesso a imagens de obras de arte sacra produzidas na Idade Média. Eles deverão analisar as imagens e identificar elementos que demonstrem a influência da religião cristã na arte da época. Em seguida, deverão produzir um desenho ou pintura inspirado nas obras analisadas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Vida cotidiana

    Nessa estação, os alunos terão acesso a textos e imagens que retratam a vida cotidiana na Idade Média. Eles deverão identificar elementos que demonstrem a influência da religião cristã na organização social e na vida cotidiana da época. Em seguida, deverão produzir um texto ou desenho que retrate a vida cotidiana na Idade Média.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Arquitetura

    Nessa estação, os alunos terão acesso a imagens de construções arquitetônicas produzidas na Idade Média. Eles deverão analisar as imagens e identificar elementos que demonstrem a influência da religião cristã na arquitetura da época. Em seguida, deverão produzir um desenho ou maquete inspirado nas construções analisadas.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final das atividades, os grupos deverão socializar suas produções e discutir as influências da religião cristã na arte, na vida cotidiana e na arquitetura da Idade Média.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema, destacando as principais influências da religião cristã na cultura e na organização social da Idade Média.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades como trabalho em equipe e autonomia.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos que demonstram a influência da religião cristã na arte, na vida cotidiana e na arquitetura da Idade Média.
  • Produção de desenhos, pinturas, textos ou maquetes inspirados nas obras e construções analisadas.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Realizar uma introdução clara e objetiva sobre o tema.
  • Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Realizar uma conclusão que sintetize os principais pontos abordados na aula.
  • Avaliar as produções dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Analisar as imagens e textos disponibilizados nas estações.
  • Identificar elementos que demonstrem a influência da religião cristã na arte, na vida cotidiana e na arquitetura da Idade Média.
  • Produzir desenhos, pinturas, textos ou maquetes inspirados nas obras e construções analisadas.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Socializar as produções e discutir as influências da religião cristã na cultura e na organização social da Idade Média.